Construção
11 de Julho de 2023

Como pintar uma parede rebocada?

Quer melhorar a qualidade do seu trabalho e o que você tem a oferecer para seus clientes? Veja como pintar uma parede rebocada!

Tempo de leitura:

Sem dúvidas, uma pintura de parede bem-feita é o que podemos considerar como a "cereja do bolo" em uma obra, concorda? Porém, sabemos também que o orçamento nem sempre permite essa finalização no tempo desejado. Nesse cenário, surge a pergunta: como pintar uma parede rebocada de forma correta e dar uma outra cara para a construção?

Ao longo do texto, você vai conhecer algumas dicas essenciais para pintar sua parede rebocada, quais os tipos de equipamentos necessários e, claro, muitas sugestões sobre como economizar e caprichar nesses acabamentos. Boa leitura!

Afinal, por que não deixar a construção só no reboco?

Bom, a gente já falou da questão do orçamento e da realidade de muitas construções por aí! De fato, inúmeras obras deixam o acabamento para o segundo plano por vários motivos, como a falta de dinheiro imediato ou, mesmo, ineficiência do planejamento.

No entanto, sabia que ficar com a superfície rebocada, no emboço de parede ou, até, na parede sem reboco envolve muito mais do que a questão estética? O cimento ou a argamassa, em suas formas brutas, não têm a finalidade de acabamento nem de proteção Por isso, a superfície porosa e irregular desses materiais na parede pode ser o cenário perfeito para acumular sujeira, infiltração, mofo e, até, facilitar o surgimento de fissuras e rachaduras. Além de não ser bonita, a parede rebocada não é prática e pode trazer certos riscos.

Quais os materiais necessários para pintar uma parede rebocada?

Antes mesmo de darmos dicas práticas sobre como preparar e pintar o reboco de uma parede externa, vale listar quais os materiais e ferramentas de pintura necessárias para esse processo, úteis desde a preparação até o toque final para a entrega ao cliente.

Veja e anote a lista com o que você precisa para pintar:

  • lixas de boa qualidade, tanto para o lixamento bruto e nivelamento quanto para o acabamento (indicam-se gramaturas 60, 80 e 120);
  • seladores;
  • massa acrílica;
  • capa plástica protetora para construção;
  • rolo de lã e pincéis;
  • fitas adesivas;
  • um bom compressor de tinta;
  • tintas acrílicas de boa referência.

Além desses itens, mais ao final do artigo, vamos dar outras dicas alternativas à pintura de parede rebocada, as quais utilizam técnicas e materiais diferentes do convencional, mas que também podem ser uma saída interessante para o acabamento dessas superfícies.

Qual é a importância de usar as ferramentas certas?

Por mais que o trabalho do profissional seja de qualidade, o resultado nunca será perfeito se suas ferramentas não acompanham o seu cuidado ao utilizá-las. Por isso, além de entender os materiais necessários, é preciso pensar sobre o seu investimento em instrumentos de trabalho.

Esse é um tema complicado tanto para quem pinta quanto para quem contrata. Usar tintas, rolos, massas e outros produtos que ofereçam um melhor desempenho invariavelmente aumenta o custo da pintura.

Portanto, vamos dedicar este tópico a explicar para você sobre o impacto desse investimento e ajudá-lo a compor argumentos que convençam também os seus clientes. Acompanhe:

As vantagens de materiais de qualidade para você

Comprar ferramentas e materiais de qualidade deve ser considerado um investimento para o profissional que quer crescer na carreira como pintor. Pense em seu trabalho como uma empresa: todo negócio que quer crescer compra novos equipamentos para melhorar sua entrega.

Por mais que seja um gasto adicional agora, o uso de insumos superiores aumenta a qualidade do seu trabalho, dando mais satisfação ao cliente, que pode recomendar o serviço para amigos e parentes.

E sabia que investir em ferramentas de qualidade pode ser uma economia no futuro? Com rolos, pincéis e escadas, o processo de pintura fica mais rápido. Com tintas, massas e seladores, você gasta menos produto para chegar ao resultado ideal. É investir para gastar menos tempo e dinheiro.

As vantagens de materiais de qualidade para quem te contrata

Aqui não tem segredo: quanto melhor o material que você oferece para seu cliente, maior a qualidade e a durabilidade do trabalho para ele.

Esse trabalho de convencimento é importante, porque o uso de tintas e outros produtos de maior qualidade aumenta o preço final da pintura. O que você deve fazer é demonstrar o retorno que a pessoa tem ao acatar suas sugestões de fornecimento.

Mesmo que fique mais caro no começo, investir em qualidade aumenta o tempo necessário para uma repintura no futuro. Isso é ainda mais relevante na parede rebocada, em que a massa e a tinta se tornam a base para os retoques no futuro. Acertar de primeira evita muita dor de cabeça, como parede esfarelando e rachaduras.

E não podemos deixar de falar, claro, do resultado estético. Quanto melhores as ferramentas e materiais, mais bonita fica a casa do cliente. Tintas mais vivas e uniformes vão fazer as paredes assumirem protagonismo na decoração.

Como preparar e pintar uma parede rebocada de forma correta?

Até mesmo os pedreiros mais experientes, muitas vezes, têm dúvidas sobre como fazer esse tipo de pintura e acabamento, assim como os tipos de materiais e cuidados a serem considerados em cada etapa do processo.

A seguir, separamos alguns desses passos essenciais para não ter erro na hora de pintar o reboco. Confere aí!

Lixamento

A primeira dica sobre como preparar a pintura de parede rebocada é o lixamento correto da superfície e, nesse caso, indica-se uma lixa mais bruta de gramatura 60 ou 80. Caso o reboco seja muito irregular, pode mudar essa numeração conforme sua necessidade.

Esse processo é para deixar a superfície mais regular e remover impureza e defeitos, que venham a interferir na aplicação da massa e, posteriormente, da tinta.

Aplicação de selador ou massa corrida

Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento.

Mas, afinal, qual é o melhor para pintura de parede rebocada? A resposta é: depende! Na verdade, ambos os materiais são recomendados para esse fim, mas suas aplicações variam de acordo com a localização da superfície.

Ou seja, para paredes internas, o melhor é aplicar o selador acrílico em uma demão. Assim, você dá um acabamento mais fino e tem uma ação delicada de proteção

Porém, é importante lembrar que o selador sozinho não pode ser aplicado em ambientes úmidos ou que recebam respingos de água.

Portanto, para ambientes externos, também deve-se usar uma demão de selador acrílico e, se houver necessidade de correção de imperfeições, aplicar massa acrílica, que oferece maior proteção às intempéries do tempo.

Nivelamento

Aplicados o selador e a massa, deve-se efetuar mais um lixamento antes de receber a tinta. Nesse caso, indica-se o uso de lixas de grãos menores para nivelar a superfície sem a necessidade de grandes forças.

As chamadas lixas d'água são as mais recomendadas nessa etapa e têm como função deixar a superfície regular e com melhor absorção da tinta.

Pintura

Massa devidamente seca e lixada, é hora de escolher a cor e o brilho do acabamento (fosco, acetinado ou semibrilho) e a tonalidade que a parede vai receber. Para isso, indicam-se tintas acrílicas e de boa qualidade.

É possível aplicá-las de forma convencional, utilizando rolos e pincéis, como também compressores de tinta por pressão. Nesse último caso, utilize equipamentos de qualidade e certifique-se de manusear bem o maquinário.

Lembre-se também de seguir a recomendação de diluição correta de cada fabricante. Na hora de executar o trabalho, é essencial aplicar a tinta em camadas finas e uniformes, sempre seguindo a textura da parede.

Evite aplicar muita pressão no rolo ou pincel, bem como a variação constante do peso na mão. Isso pode levar a manchas ou desníveis aparentes na superfície.

Quais as alternativas de acabamento para parede rebocada?

Além de pintar uma parede com reboco, há, sim, alternativas viáveis para se dar um acabamento melhor a essas superfícies. Isso vai desde a colocação de pisos ou azulejos até técnicas que nem utilizam tintas.

Para exemplificar melhor, nós separamos algumas sugestões úteis. Confira:

  • aplicação de cimento queimado, que dispensa tintas, mas indica-se seguir as mesmas etapas citadas acima — em especial, um bom lixamento;
  • texturas e chapiscos;
  • aplicação de gessos e outros materiais de revestimento, como pisos ou azulejos;
  • pintura direta com cal ou tinta no reboco (indica-se fazer com compressor).

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como pintar uma parede rebocada em sua construção. Com esses cuidados, você evita aquela imagem de abandono da obra e, principalmente, certos problemas futuros para a superfície.

E como bem vimos, além dos processos padrões e convencionais, há muitas alternativas interessantes (algumas até mais econômicas) para esse acabamento especial. Além de saber como pintar uma parede rebocada, é ideal também investir em ferramentas e materiais de qualidade, para entregar sempre o melhor resultado.

E que tal aprender ainda mais sobre essas técnicas e se tornar um profissional demandado no mercado? A Norton Academy oferece um Curso de Pintor on-line com certificado que prepara você para exercer a função com muito mais qualidade. Inscreva-se já!

Comentários