O mercado de veículos de luxo tem crescido nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo da população. Apesar desse aumento, o segmento ainda é pouco explorado pelos profissionais que prestam serviços para o ramo automotivo.

Não é por acaso que os consumidores que têm carros de alto padrão costumam relatar dificuldade de encontrar serviços alinhados às suas necessidades.

Por essa razão, muitas pessoas têm realizado especializações e cursos com o propósito de direcionar as suas atividades para o atendimento a este público.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o segmento de carros de luxo, oportunidades e dicas práticas de como começar a oferecer serviços na área. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais!

O que são carros de luxo?

Este termo é usado informalmente na indústria automobilística para se referir aos veículos de marcas de renome mundial e com alto valor de mercado.

Eles também podem ser chamados de carros do “Segmento F”. Esta expressão se refere a uma categoria de classificação dos automóveis, os carros de luxo estão na sexta categoria que está imediatamente acima dos executivos (Segmento E).

Embora existam essas classificações, o título é usado para todos os veículos que são altamente valorizados no mercado. Entre as principais fabricantes de carros luxo, destacamos:

  • Aston Martin;
  • Audi;
  • Bentley;
  • BMW;
  • Cadillac;
  • Ferrari;
  • Jaguar;
  • Lamborghini;
  • Land Rover;
  • Maserati;
  • Maybach;
  • Mercedes-Benz; e,
  • Rolls-Royce.

Embora não exista um valor específico que separe um veículo de luxo de um veículo padrão, fica fácil de identificar os automóveis que fazem parte deste grupo diferenciado.

Qual é o panorama do mercado de veículos de alto padrão no Brasil?

Embora a maior parte dos veículos em circulação no Brasil não seja de alto padrão, existe um mercado consumidor expressivo neste segmento.

A capital do estado de São Paulo é considerada o centro nacional dos carros de luxo. É lá que você encontra a maior variedade de veículos, concessionárias e lojas especializadas.

E não pense que essas lojas têm pouco movimento. Embora o primeiro trimestre de 2023 tenha sido marcado por uma desaceleração do ramo automotivo, essa dinâmica não foi replicada no setor de luxo.

Enquanto as marcas tradicionais e populares precisaram diminuir o ritmo das suas produções, as marcas de alto padrão foram associadas a um crescimento de 17,5% no primeiro trimestre de 2023.

Por se tratar de um setor que representa 5% do mercado automotivo, os profissionais começam a enxergá-lo um novo olhar.

Considerando tratar-se de um ramo está em crescimento e que tem como características reunir um grupo de consumidores que têm recursos financeiros para investir em seus veículos, certamente existem demandas e oportunidades na prestação de serviços e manutenções especializadas.

E é justamente ponto que observamos a existência de oportunidades para profissionais que atuam com manutenção, conserto, funilaria e outros serviços automotivos especializados.

Por se tratar de veículos de luxo, o acesso a serviços especializados é um pouco mais complicado, o que faz surgir uma oportunidade para aqueles que desejam empreender.

Por que vale a pena trabalhar com esse tipo de veículo?

A grande dúvida que fica é: será que vale a pena trabalhar com esse tipo de veículo? Ainda, será que existe mercado para você atuar na sua região?

Antes de começar a investir em cursos voltados para a manutenção e serviços para carros de luxo é importante que você avalie a situação do mercado na sua região.

Certamente, profissionais que estão em São Paulo e grandes capitais têm mais chances de construir uma carteira de clientes. Porém, quem está em regiões mais afastadas que não tem uma população com alto poder aquisitivo, talvez a segmentação não seja a melhor opção.

Assim, para avaliar a viabilidade de trabalhar com carros de luxo, primeiro você precisa analisar a sua região e as oportunidades de serviços de acordo com a sua posição geográfica.

Desta forma, se houver um potencial de clientes a serem atendidos, a especialização pode ser uma maneira de alavancar sua oficina, viabilizando o acesso a um público com alto poder aquisitivo e que vai contribuir para aumentar o ticket médio dos seus serviços.

Como começar a trabalhar com veículos de luxo?

Antes de começar a divulgar os seus serviços e atender os primeiros clientes é necessário ter em mente que o atendimento a esse público demanda muito conhecimento técnico. Afinal, você será responsável por carros com alto valor e repletos de tecnologia e particularidades.

Assim, é recomendado realizar cursos específicos e ter o domínio do inglês técnico. Os manuais e orientações dos fabricantes geralmente estão disponíveis em alemão, italiano e inglês. Por essa razão, o domínio do idioma é essencial.

Quem vai trabalhar com a mecânica precisa, obrigatoriamente, ter um curso completo de mecânica e domínio de eletrônica automotiva.

Se você tem o objetivo de abrir uma mecânica especializada, por exemplo, é indicado começar dominando a manutenção de uma única marca. Assim vai ficar mais fácil realizar os cursos, adquirir as ferramentas, softwares e equipamentos necessários.

Outro ponto de atenção diz respeito a busca de fornecedores. Será necessário construir uma boa rede de fornecedores de peças. Em se tratando de veículos de marca de luxo, você certamente vai precisar contratar fornecedores de fora do país, mais uma razão para dominar o inglês.

O treinamento e as fornecedores de quem trabalha com mecânica são diferentes daquele que trabalha com pintura e funilaria, por exemplo. Por isso é indicado avaliar as particularidades do serviço que você quer prestar e buscar as ferramentas e cursos necessários que vão prepará-lo para o atendimento dos futuros clientes.

Quais são as principais dicas para o dia a dia dos profissionais?

Depois de estar tecnicamente pronto para começar a atender carros de luxo, é interessante ficar atento a algumas dicas e cuidados que devem ser implementados na sua rotina de trabalho. A seguir, apresentamos sugestões de boas práticas que envolvem atendimento. Confira!

Entenda as necessidades do seu cliente

De uma forma geral, os proprietários de carros de luxo costumam ter conhecimento sobre o veículo e suas particularidades. Este é um fator importante que deve ser levado em consideração pelo prestador de serviços.

Por isso, sempre que você realizar o atendimento é interessante ser receptivo e ouvir com atenção o que o consumidor tem a dizer. Quanto mais você investir na comunicação, maiores são as chances de entender com clareza as expectativas do cliente, aumentando a probabilidade de realizar um suporte adequado.

Treine a equipe

O treinamento dos seus funcionários é fundamental. Quanto mais treinada e atualizada estiver a sua equipe, maiores são as chances de oferecer um serviço de alto padrão.

Portanto, a dica é que você esteja atento a todas as novidades no setor e realize treinamentos constantes. Esta deve ser uma prática comum na rotina da empresa e precisa integrar a cultura do seu negócio.

Mantenha o veículo em perfeito estado

Ao receber um veículo de luxo na sua oficina ele deve ser tratado com atenção e cuidado redobrados. Além de executar o serviço contratado é recomendado devolver o veículo ao dono em perfeitas condições, devidamente higienizado e pronto para rodar.

E esse é um ponto importante pois representa um diferencial neste segmento. Mesmo que o cliente entregue o carro sujo você deve devolver o veículo limpo, isso gera uma sensação de que o trabalho foi bem executado e favorece a sensação de qualidade atrelada aos seus serviços.

Ofereça serviços adicionais

Imagine que o cliente procura a sua oficina com o objetivo de desamassar ou remover arranhões da lataria. Este é um serviço meticuloso e que precisa ser executado com o máximo de atenção. Já pensou em aproveitar essa ida do cliente à oficina para oferecer outros serviços?

Além de executar o serviço contratado você pode oferecer outros serviços, como o polimento de farol, vitrificação, ou outro serviço para dar brilho na pintura do automóvel, por exemplo.

A ideia é mostrar as alternativas de serviços disponibilizados e ficar à disposição para realizá-las. Um argumento que você pode usar para convencer o cliente é justamente que ele aproveite que o veículo está na oficina para já realizar outras melhorias.

De maneira geral, os clientes de carro de luxo investem em serviços que agregam ganho estético nos automóveis. Por isso, as oficinas conseguem um ticket médio bastante elevado.

Esteja sempre disponível

Outra dica importante de atendimento está atrelada à disponibilidade. É importante que você mostre ao seu cliente que a oficina está sempre à disposição, com atendimento rápido e confiável.

Os clientes deste mercado têm apreço pela exclusividade, não é por acaso que eles escolhem veículo diferenciados. Por isso, informe o seu número de telefone pessoal e responda todas as mensagens e ligações recebidas, inclusive fora do horário de serviço e nos finais de semana.

Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário dedicar tempo e investir no fortalecimento das relações com os clientes.

Trate o cliente com respeito

Essa é uma dica básica que se aplica a qualquer situação, independente do tipo de segmento em que você atua. Apesar de ser uma recomendação óbvia, muitos profissionais pecam quando o assunto é respeito ao cliente.

Por isso, não custa nada destacar que o atendimento ao cliente deve ser realizado com foco na exclusividade, na empatia e no respeito.

As pessoas são únicas e quem trabalha com atendimento sabe o quanto pode ser desafiador lidar com determinados perfis. A dica para se dar bem na parte de atendimento é sempre mostrar ao cliente sua disponibilidade em atendê-lo, conduzindo a comunicação com respeito e atenção às demandas e necessidades apresentadas.

Lembre-se que os profissionais da sua equipe que manterão contato com o cliente deve seguir um código de postura e conduta que leve em consideração as melhores práticas nesse sentido.

Quais os serviços que podem ser oferecidos?

O seu grau de conhecimento técnico e especialidades determinarão quais são os serviços oferecidos na oficina.

Como já destacamos, para quem está começando pode ser interessante investir uma única marca. Essa é uma maneira de garantir a qualidade e começar a criar uma carteira de clientes.

Algumas oficinas mantêm essa prática de atendimento exclusivo a uma única marca, principalmente quando há muitas particularidades técnicas e equipamentos específicos para manutenção.

A seguir, destacamos alguns serviços que podem ser oferecidos para clientes que tem carros de luxo. Confira!

Serviço de manutenção

Os serviços de manutenção em geral são altamente demandados no segmento de veículos de luxo. Embora sejam carros com alto valor agregado, é comum os consumidores enfrentarem problemas eletrônicos e mecânicos. Ainda, a troca de pneus costuma ser bastante realizada.

Desta forma, os serviços de manutenção são altamente demandados e considerados uma opção interessante para quem quer realmente investir no atendimento a este setor.

Lavagem e detalhamento

Os serviços de lavagem e detalhamento são outra área bacana para quem está começando. Ele contempla serviços que exigem atenção aos detalhes e meticulosidade. A mão de obra precisa ser especializada e os cursos são indispensáveis para garantir a qualidade do serviço prestado.

Personalização do veículo

Por fim, os serviços de personalização do veículo também estão em alta. Aqui, você pode adentrar em uma série de opções. Se você busca inspiração, a oficina paulistana Shibuya Garage é um exemplo de case de sucesso do segmento de personalização de carros de luxo.

Como você pode ver, o mercado oferece inúmeras possibilidades para quem deseja trabalhar com o segmento de veículos de alto padrão. Com um ticket médio alto, o profissional será inserido em um setor que segue em franca expansão.

Para começar a prestar serviços na área não esqueça que é indispensável investir no desenvolvimento das suas habilidades técnicas. Em algumas atividades, o conhecimento em inglês pode fazer toda a diferença.

Somado a isso, busque fornecedores de qualidade e invista no uso de materiais adequados. Essas boas práticas vão garantir os melhores resultados contribuindo para a satisfação e fidelização dos clientes.

Por fim, não deixe de lado o atendimento. Em um mercado de exclusividade e alto padrão os clientes estão buscando um atendimento compatível.

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