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Hoje em dia, qualquer empresa de sucesso precisa de um bom plano de negócio — seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Com esse cuidado, é possível criar uma série de estratégias e, a partir delas, controlar melhor os passos dados pelo negócio. E com uma funilaria não seria diferente.
Ainda que a oficina ofereça os melhores serviços e tenha uma boa cartela de clientes fiéis, é muito importante planejar direitinho as ações para fugir dos imprevistos e evitar os momentos de crise. Ou seja, a longo prazo essa ferramenta se tornará a sua grande aliada e conseguirá, até mesmo, apontar quais são os pontos positivos e os que podem melhorar dentro da empresa.
Assim, vamos dividir com você o que é um plano de negócios e quais são os passos para aplicar esse método em uma oficina. Já adiantamos que a missão é simples e muito valiosa. Não perca!
A primeira etapa é entender o que é um plano de negócio. Apesar de muitos gestores e empresários falarem sobre a importância dessa ferramenta, a verdade é que pouca gente realmente conhece as suas características e desenvolvimento.
Então, podemos dizer que o plano de negócio consiste em um documento de planejamento, formado por todas as características que descrevem a sua empresa. Nele, há ainda os seus principais objetivos e quais caminhos deverão ser percorridos para que eles sejam alcançados.
Em outras palavras, ao contar com esse material você conseguirá observar a viabilidade de sua oficina por meio de diferentes pontos de vista, como:
Resumidamente, o plano de negócio servirá como uma espécie de mapa, onde será possível identificar os melhores trajetos para que a funilaria alcance bons resultados.
É necessário ter atenção no decorrer desse processo. Isso porque, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, o plano de negócio não consiste em um conjunto de informações desconexas ou ideias mirabolantes.
Muito pelo contrário: o documento deve ser construído a partir de uma pesquisa cuidadosa, além de uma boa análise de mercado — sempre contando com dados reais para te ajudar no sucesso de sua oficina.
De qualquer forma, trouxemos alguns passos básicos e que podem te ajudar a dar o “pontapé” inicial nesse trabalho. Vamos lá!
Para começar, você vai precisa conhecer bem o seu mercado. Isso mesmo! Nessa fase, será preciso entender quem são os seus clientes, fornecedores e, claro, concorrentes. Aqui, também será preciso determinar os principais produtos e serviços que serão oferecidos em sua oficina.
Inclusive, pode até parecer um pouco óbvio, mas entender o seu público-alvo é algo essencial. Procure saber, por exemplo, onde o seu cliente ideal mora, quais são os seus desejos, as suas necessidades e até a sua classe econômica.
Com esses dados, será mais fácil traçar as próximas estratégias e até determinar os passos para conquistar mais o seu público. Essa ferramenta também é excelente para criar ações de marketing, promoções e demais atividades que deixem a sua funilaria em evidência.
A identidade visual da empresa também é um detalhe poderoso dentro do plano de negócio. Afinal, é por meio dela que os clientes conseguirão identificar a sua marca e que você poderá se destacar em meio aos concorrentes.
A boa notícia? Existem vários serviços online ou profissionais de design capacitados para realizar esse trabalho. Em algumas plataformas, como o Canva, é possível criar toda a identidade de marca em um piscar de olhos.
Com tudo pronto, lembre-se de incluir a logo, cores e outros detalhes em seu site, redes sociais e materiais impressos. Cartão de visitas, banners e folders estão nessa lista.
Claro que as questões financeiras não podem ser deixadas de lado em um plano de negócio. Você precisa ter a exata noção de seus gastos e do quanto precisa investir para criar uma oficina de sucesso. Por esse motivo, o documento que está sendo elaborado deve mostrar:
Assim como as questões financeiras, é muito importante analisar a parte operacional de sua funilaria. Isso quer dizer que você deverá descrever como acontece o funcionamento da empresa — identificando cada processo realizado até conseguir vender um produto ou serviço. Vale considerar algumas perguntas.
Até aqui, já deve ter ficado clara a importância de um plano de negócio completo em uma oficina. Mas, caso você ainda tenha dúvidas, já adiantamos que existem várias vantagens ao adotar essa ideia. Veja:
Em resumo: com esse instrumento poderoso, todo e qualquer empresário conseguirá ter uma visão prévia de como a oficina vai funcionar de acordo com as necessidades e a lógica do mercado. Consequentemente, você ter a oportunidade de otimizar os seus resultados e ter mais sucesso nos lucros.
E então, gostou de conferir o nosso post sobre a importância do plano de negócio? Acredita que, com essas informações, vai ficar mais fácil ter bons resultados e fazer com que a sua oficina decole no setor? Por aqui, estamos na torcida!
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