O que você pensa quando ouve a palavra lanternagem? Trata-se de um conceito do ramo automotivo que define uma atividade realizada por mecânicos de oficinas ou funileiros. Mas há diferença entre esse termo e a funilaria que também pode ser executada por profissionais desse segmento do mercado. As tarefas são realizadas para deixar os automóveis impecáveis.

Aprender a diferenciar esses dois conceitos é importante para o bom desempenho da oficina mecânica ou funilaria. A lanternagem, se for bem utilizada, funciona como um atrativo para o público-alvo, assim como a funilaria que inicia com os reparos necessários da lataria dos veículos até chegar ao acabamento que dão charme para os carros.

Lanternagem é o ato de realizar atividades que beneficiam os veículos e os deixam com aspecto de novos, como se estivessem saindo da fábrica para as mãos do condutor. Já a funilaria é uma função dos funileiros para tirar os amassados da lataria, portanto, ambas são técnicas semelhantes, com objetivos parecidos, mas que diferem em alguns pontos.

Este artigo vai falar sobre cada um desses termos, suas diferenças e como você pode usá-los corretamente em sua profissão!

O que é lanternagem?

Como você pode ver, a lanternagem é uma técnica aplicada nas oficinas mecânicas pelos profissionais especializados em realizar reparos de automóveis. Normalmente, é aplicada em uma área do estabelecimento na qual os carros são reparados e desamassados após sofrer impactos que danificam a sua lataria. Depois de desamassar as partes atingidas, outros acabamentos podem ser efetuados a pedido dos clientes.

A prática oferece muitos benefícios aos proprietários de automóveis que desejam ter o seu carro reparado por uma oficina de confiança. Os estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço demonstram que a sua mão de obra é de qualidade e que os seus profissionais têm a experiência necessária para resolver uma série de problemas mecânicos e estéticos.

Ao aprender a utilizar essa técnica, o profissional desfrutará de algumas vantagens além de trazer comodidade aos clientes, como agendamento de reparos que aumentarão a lucratividade da oficina. Portanto, a lanternagem é um serviço prestado por oficinas que tem recursos apropriados para melhor atender as demandas e necessidades do seu público.

Para que serve a lanternagem?

A lanternagem é um procedimento especial que serve para fazer com que os veículos fiquem com um aspecto natural após ter a sua lataria danificada por um impacto. Ela deixa o automóvel em estado perfeito, como se nunca tivesse sido batido, pois todos os amassados são consertados e os componentes danificados substituídos pelo mecânico.

Sendo assim, para realizar essa técnica é importante ter as ferramentas adequadas para utilizar na oficina ou funilaria. Encontre um bom fornecedor que consiga explicar os itens que estiverem disponíveis e as possibilidades de uso de cada um deles. A atividade também requer um espaço adequado, portanto, considere separar um local próprio para fazer esses reparos nas latarias.

Quais os benefícios da lanternagem?

Uma oficina que oferece o serviço de lanternagem tem mais facilidade para ganhar a confiança dos clientes. A realização desses consertos pode facilitar a identificação de uma nova fonte de renda. Ao oferecer reparos de colisão automotiva, as suas possibilidades de ganhos aumentam. Veja a seguir as principais vantagens de investir nesse nicho!

Impacto positivo nas finanças

É possível que um profissional inexperiente aprenda a fazer o procedimento sem ter que contratar alguém especializado ou fazer um curso caríssimo. Com essa técnica, você pode ter um impacto positivo nas finanças e ganhar muito dinheiro ao trabalhar com lanternagem na sua oficina. Afinal de contas, as pessoas querem ter carros bem conservados e investem para isso.

Aumento da lucratividade

A lanternagem contribui para que os automóveis fiquem mais bonitos e transmitam ótimas impressões sobre eles. Por isso, os clientes não se importam em pagar por esse serviço, tendo em vista que um simples amassado pode influenciar no seu visual. Além disso, o funcionamento do carro pode ser prejudicado de modo significativo por causa de um impacto.

Reconhecimento no mercado

A prestação desse serviço não atrapalha a economia de espaço dentro da oficina e auxilia para que ela obtenha o reconhecimento desejado pelo público consumidor. Isso é importante para quem precisa consolidar a sua marca ou pretende expandir o negócio. Ofereça ao público que busca a lanternagem um bom acabamento e a oficina ganhará relevância.

Superação da concorrência

O mercado automotivo é bastante competitivo, porém, com a técnica da lanternagem você terá mais chances de superar os seus concorrentes. A prática pode trazer aos condutores mais conforto e eficiência na hora de rodar com o automóvel nas vias. Saiba fazer esses reparos e não precisará mais ficar ansioso com as estratégias da concorrência.

Portfólio ampliado

Uma oficina que disponibiliza serviços de lanternagem aos clientes tem o seu portfólio ampliado e pode divulgar a novidade em suas campanhas de marketing. Informe os seus clientes por meio das suas redes sociais que o seu estabelecimento está oferecendo uma excelente oportunidade para remover os amassados da lataria e tenha certeza de que o retorno virá.

Excelência no atendimento

As oficinas mecânicas são avaliadas pelos serviços que oferecem aos condutores ou proprietários de veículos. Oferecer a lanternagem pode ajudar o seu negócio a ser visto como excelente no atendimento ao público que geralmente não visa somente aos consertos mecânicos. Essa prática é a sua chance de demonstrar que é especialista no ramo automobilístico.

Novas possibilidades

Ofereça o serviço de lanternagem da mais alta qualidade para os veículos de seus clientes e veja as portas do mercado se abrindo para novas possibilidades. Um profissional com amplo conhecimento sobre diferentes materiais e processos recebe boas oportunidades para ter uma carreira bem-sucedida. Portanto, lembre-se sempre de falar para o público sobre essa prática.

Crescimento do negócio

Expertise no serviço de lanternagem é uma opção para os profissionais que buscam o crescimento do seu negócio. Não há razão para ofertar somente reparos elétricos, eletrônicos ou mecânicos se é possível obter lucros e desenvolvimento ao cuidar da estética dos automóveis. Esse nicho do mercado é uma tendência, disponibiliza soluções personalizadas que se adaptam às demandas do público.

O que é funilaria?

A funilaria automotiva é um procedimento executado em oficinas mecânicas para obter reparações de automóveis. A palavra pode ainda se referir à localização física do estabelecimento ou ao tipo de trabalho que é realizado em seu interior. Um funileiro pode se especializar em reparos de carrocerias de caminhões, mas também aplicar essa técnica em qualquer tipo de carro.

A prática que combina diferentes procedimentos e equipamentos tem o objetivo de reparar danos que não afetaram as partes estruturais do carro. Na execução desses serviços de funilaria, não há necessidade de substituição das peças do veículo e a originalidade dele pode ser preservada. Mas o funileiro precisa saber o que está fazendo e lidar adequadamente com os clientes.

Os profissionais que trabalham com funilaria e pintura precisam ter paciência quando se trata de explicar a técnica e acalmar os clientes durante os momentos em que chegam na oficina. Esses estabelecimentos especializados podem fazer mais do que apenas reparos mecânicos ou elétricos – eles geralmente oferecem serviços como pintura, lavagem, lanternagem e outros tipos de trabalhos.

Para que serve a funilaria?

Uma funilaria serve para reparar danos que não afetaram as partes estruturais do carro. Os profissionais especializados retiram o que foi raspado ou amassado durante um acidente automobilístico, apagando completamente os vestígios dos impactos. As peças são consertadas, assim como a lataria e a pintura do automóvel danificado por uma colisão que tenha atingido uma de suas partes.

A funilaria é usada quando o motorista raspa a lataria durante o estacionamento do carro, por exemplo, assim como em acidentes mais graves que rasgam as suas superfícies. As peças nem sempre podem ser totalmente recuperadas de modo que se o estrago foi profundo, elas são substituídas por componentes novos da mesma marca e modelo.

Outro fator importante a ser considerado antes de iniciar o procedimento de funilaria é realizar uma avaliação dos estragos para aplicar a melhor técnica. Em alguns casos, o profissional precisa utilizar uma massa própria para essa atividade em vez de apenas desamassar e pintar o carro. A pintura precisa ser feita com cautela para que a cor aplicada seja idêntica.

Quais os benefícios da funilaria?

A técnica pode trazer muitos benefícios para os clientes e para as oficinas mecânicas. Para que eles sejam visíveis, é aconselhável realizar a limpeza das superfícies antes de começar a pintar a superfície. Afinal, a sujeira impede a execução de um trabalho com excelência. Observe abaixo outras vantagens da funilaria para quem atua nesse setor!

Valorização

Esses serviços delicados que são executados por profissionais especializados são fundamentais para a valorização dos serviços prestados na oficina. Caso a técnica seja realizada de maneira incorreta, podem ocorrer mais danos e substituições de peças. A funilaria mantém a originalidade da pintura do carro para facilitar ao condutor a sua negociação em caso de venda.

A funilaria artesanal traz vantagens quando não for realizada a lanternagem, pois o automóvel continuará com as características originais de fábrica. Por essa razão, o funileiro precisa manipular corretamente todas as peças e ferramentas para obter uma restauração perfeita. O cliente vai se surpreender ao receber o veículo de volta sem nenhum sinal de dano.

Pintura original

Os procedimentos de funilaria desamassam os automóveis sem danificar a sua pintura original quando esta não foi atingida. O funileiro utiliza métodos e ferramentas apropriadas para pressionar a lataria para que volte a ficar como era antes do impacto, sem interferir na cor e no tom da tinta original. Podem ser usados alguns produtos como lixas e tintas.

Por exemplo, uma mecânica pode não ser capaz de reparar todos os danos causados ​​aos carros, mas uma funilaria possui equipamentos específicos para esses fins. Outra coisa que você precisa ter em mente são as tecnologias e metodologias usadas nesse tipo de serviço. A funilaria combina diferentes procedimentos, ferramentas e soluções tecnológicas para conserto de carros como pistolas de pintura.

Tempo de reparo

As técnicas de funilaria podem ser muito rápidas, conforme for o dano causado a lataria do carro. Alguns reparos podem levar apenas uma hora, enquanto outros demoram um pouco mais para serem concluídos. É importante que o cliente tenha noção desse tempo para que consiga confiar no profissional e não perca o tempo que pode utilizar para outras atividades.

Custo-benefício

Embora o profissional tenha que usar ferramentas apropriadas para executar a funilaria, a atividade traz às oficinas um excelente custo-benefício. Ao escolher bons produtos e equipamentos de última geração, você obterá retorno dos investimentos em curto, médio e longo prazo. Os processos que envolvem a pintura automotiva geram poucos gastos, trazem ganhos para a oficina e para o cliente.

Quais as diferenças entre lanternagem e funilaria?

Como você viu, lanternagem e funilaria são procedimentos realizados para os reparos de automóveis. As oficinas podem oferecer os dois tipos de serviços sem ter que intervir nas partes estruturais dos carros. Há uma combinação de procedimentos distintos em cada uma dessas atividades. Abaixo, forneceremos mais informações para diferenciar essas práticas!

Indicações

Em caso de amassados na lataria de um veículo, a técnica mais indicada é a lanternagem para desamassar a área danificada. Já a funilaria é aconselhada se houver partes a serem reconstruídas com massas, cimentos ou resinas. Após a realização de qualquer um desses procedimentos, o mecânico pode fazer acabamentos ou incluir a pintura em seus serviços.

Ferramentas utilizadas

Na lanternagem, as ferramentas mais utilizadas podem ser adquiridas em conjunto, pois incluem um jogo de martelo e tasso que devem ser resistentes e preferencialmente feitos com aço. O kit completo pode conter 01 marreta dinâmica, 01 Martelo com ponta curta, 01 rebatedeira, 01 martelo face plana e 01 martelo pena reta. Os tassos são: duplo, trilho, salto e curva.

A funilaria, por sua vez, requer o uso desses e de outras ferramentas, por exemplo, pistola de pintura, secador, compressor de ar, aparelho de solda, equipamentos de proteção individual (EPIs), elevadores e rampas, repuxadeira elétrica, alinhador cyborg, cavaletes de suporte para a preparação das tintas e de outros produtos que serão utilizados no procedimento.

Técnicas usadas

É importante compreender que tipo de dano ocorreu antes de decidir se será aplicada a técnica de funilaria ou de lanternagem. Por exemplo, se o problema for apenas pequenos arranhões na pintura, então a funilaria é desnecessária, uma vez que se destina a corrigir problemas mais significativos, como amassados irreversíveis que deixam marcas.

Resultados alcançados

No serviço de lanternagem o profissional garante ao veículo um resultado que transmite a impressão ou aspecto de novo e todos os componentes ficam como era antes do impacto. Na funilaria o resultado é semelhante, contudo, o funileiro desamassa as peças danificadas e faz um trabalho de reparação para posterior pintura.

Agora você já consegue compreender melhor as diferenças entre lanternagem e funilaria para definir qual delas vale mais a pena! No entanto, é interessante oferecer ambas as técnicas em sua oficina para prestar serviços mais abrangentes aos seus clientes. Torne-se um especialista nessas áreas e melhore o orçamento do seu negócio.

E então, gostou deste conteúdo? Curta os nossos perfis nas redes sociais LinkedIn, YouTube e Facebook!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Processo de extrusão e funilaria: o que é e como funciona?

agosto 11, 2022
Close