Regras para o envio de lixas Black Ice
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Os funileiros precisam dar uma atenção especial à gestão de custos da sua funilaria, especialmente em épocas de instabilidade econômica. Os profissionais precisam reservar um tempo para fazer um bom planejamento dos gastos e das suas atividades, para assegurar produtividade e lucratividade. Afinal, as despesas nem sempre decorrem das questões administrativas.
Cortar custos pode gerar vários impactos ao negócio que está em crescimento ou tem objetivos de expansão. No entanto, isso não depende apenas do gestor — e sim da equipe, que precisa compreender como lidar com algumas situações.
Neste artigo, vamos fornecer algumas dicas para ajudar você a reduzir custos na sua funilaria. Quer saber quais são os principais benefícios da prática e como isso pode impactar positivamente o negócio? Continue a leitura e confira!
A redução de custos é uma barreira fácil de ser superada quando o funileiro entende que fazer o gerenciamento dos gastos é a melhor opção. Afinal de contas, ele precisa controlar tudo o que entra e sai no dia a dia da funilaria.
Observe abaixo alguns benefícios de ter controle sobre peças em estoque e serviços prestados, entre outros
Ao monitorar as despesas com contas de luz, água e Internet, pagamentos de empregados, e substituição e manutenção de equipamentos, você compreenderá melhor os lucros obtidos mensalmente.
Assim, será possível acessar um relatório completo de quanto dinheiro foi gasto e quanto entrou no caixa da funilaria. Isso facilita calcular a média da lucratividade.
A redução de custos causa um aumento definitivo nas margens de lucro. Se as contas ficarem apertadas ou as finanças não estiverem indo bem, o funileiro identificará com mais agilidade uma possível fonte de perda de rendimentos, antes que o dano se torne irreversível. A economia também pode ser repassada aos clientes na forma de preços menores.
Com a redução dos preços, a funilaria ganha competitividade. Ainda, ocorre um aumento considerável na demanda por serviços, produtos, produção e contratação de colaboradores.
O corte de custos produz uma melhoria geral no padrão de vida dos funileiros, que terão mais dinheiro à disposição para fazer os investimentos necessários e dar andamento aos seus projetos.
O aumento da força competitiva da funilaria estimula mais vendas, atrai novos clientes e fideliza os antigos. Assim, os lucros — que aumentam com a redução das despesas — podem ser utilizados para a expansão do negócio, para criar novas vagas de trabalho e para ampliar a prosperidade de todos os envolvidos com o estabelecimento.
O aumento dos lucros também fornece uma base para melhorar as expectativas de potenciais investidores e aplicar medidas para evitar problemas de lucratividade no futuro.
O corte de custos pode se tornar parte da estratégia de negócios da funilaria, para implementar ações que geralmente seriam utilizadas durante tempos de dificuldades financeiras.
A redução de custos é a saída para superar crises econômicas e incertezas relacionadas ao mercado. Portanto, sempre que uma funilaria estiver com dificuldades financeiras, você pode adotar medidas para cortar despesas, como simplificar a cadeia de suprimentos, reduzir gastos do escritório, aprimorar as instalações, buscar fontes econômicas de energia e muito mais.
Ao embarcar no corte de custos, o profissional conseguirá classificar as despesas e se preparar para o aumento das demandas. Consequentemente, poderá aperfeiçoar as estratégias internas para buscar retornos monetários máximos de seus investimentos em uma funilaria — da qual espera que a gestão assertiva mantenha o crescimento dos lucros.
Assim, em épocas de desaceleração do mercado, o negócio terá bons resultados. Contudo, a implementação de novas tecnologias vai além de apresentar métodos de redução de custos.
Essa decisão pode servir para melhorar as tomadas de decisões, diminuir despesas de mão de obra, comprar novas máquinas e equipamentos que atendam às necessidades do público-alvo. Elas ajudam a reduzir desperdícios e liberam valores que podem ser investidos na ampliação da capacidade produtiva.
Os melhores custos tornam uma funilaria única, fazendo com que ela se diferencie da concorrência e forneça valor real aos seus clientes. Uma vez que o funileiro seja capaz de alocar suas despesas em uma classificação adequada, ficará mais fácil se concentrar na qualidade dos serviços e maximizar a entrega de resultados.
O corte de custos não significa, necessariamente, cortar completamente certas despesas que sejam indispensáveis ao funcionamento da funilaria. O conceito também pode se referir à otimização e eficiência das atividades realizadas no estabelecimento — por exemplo, a otimização da produtividade reduz os gastos, por isso, é importante medir a produção dos times.
Reduzir custos pode ajudar um funileiro a reter os talentos captados do mercado. Ao eliminar certas despesas, será possível aumentar os valores pagos para os colaboradores e ampliar as chances de que eles realizem excelentes trabalhos. Essa tática ajudará a diminuir as demissões em tempos difíceis, além de diminuir a rotatividade e os gastos com recontratação.
Ao eliminar parte dos custos, os funileiros não precisam sobrecarregar os colaboradores, fazer rescisões repentinas e pagar indenizações decorrentes de ações trabalhistas. O negócio começa a gerar mais dinheiro e pode oferecer mais benefícios aos profissionais contratados, que terão maior incentivo para responder rapidamente caso ocorram aumentos repentinos nos pedidos.
A redução de custos é uma abordagem bastante positiva para funilarias, se for planejada para diminuir despesas desnecessárias.
Os resultados são alcançados pelo planejamento financeiro, análise contínua de custos e realização de ações corretivas, melhorando a saúde do negócio e revelando a eficácia de um plano eficiente envolvendo as atividades.
Veja, a seguir, sugestões para eliminar gastos!
Registre tudo o que for gasto para pagamentos de faturas, aquisições de produtos, materiais de escritório, reposição de peças, folhas de pagamento etc. Quando o dono da funilaria está envolvido na gestão e na operação do negócio, é comum que ele anote apenas o dinheiro que entra no caixa para fins de controle.
Entretanto, no final do mês, ele terá muitas despesas — e ficará difícil pagar todas as contas sem uma identificação clara e objetiva das despesas mensais. Para evitar isso, a solução é registrar absolutamente todos os dados relacionados às despesas fixas e variáveis, principalmente os gastos, com apontamento diário e monitoramento do resultado.
Crie categorias específicas para custos e despesa, pois é preciso compreender as diferenças entre contas de aluguel, energia elétrica, água, alimentação, marketing, reposição de componentes do estoque, manutenção das máquinas, aquisição de ferramentas, equipamentos, soluções tecnológicas etc. Essa categorização ajuda a planejar o orçamento mensal da empresa e a definir quanto cobrar pelos serviços.
Uma funilaria realiza diversos procedimentos relacionados à limpeza, pintura e manutenção de automóveis. Para a redução dos custos, é importante avaliar todos os processos separadamente e averiguar a possibilidade de aperfeiçoá-los. Com o auxílio de novas tecnologias, você poderá organizar as rotinas de modo que os colaboradores trabalhem de forma ágil.
Reúna os colaboradores e converse com eles para ouvir as suas opiniões. Eles trarão novas ideias para que o seu trabalho seja facilitado e saberão dizer quais são as melhorias mais indicadas.
Os técnicos que atuam na funilaria e seus ajudantes podem conhecer produtos mais eficazes e equipamentos interessantes para o aprimoramento dos processos.
Organize o estoque para facilitar a contagem dos itens e fazer a gestão desse departamento. Com um bom gerenciamento, torna-se ainda mais fácil para os técnicos encontrarem os componentes que vão usar em suas rotinas.
Por exemplo, é mais rápido para todos se as lixas estiverem no mesmo armário ou armazenadas em uma prateleira por tamanhos de grão. Caso os produtos sejam armazenados em vários locais da funilaria ou estocados aleatoriamente nos armários, os funileiros vão demorar para localizá-los. Esse tempo desperdiçado custa caro para o negócio e atrapalha a produção.
É muito simples manter as tintas de pintura automotiva e solventes em uma ordem lógica na bancada, para reduzir horas gastas na procura de objetos. Coloque esses produtos de modo que seja muito rápido encontrá-los e escolhê-los, sem precisar vasculhar todas as embalagens abertas.
Os colaboradores são mais cuidadosos com os materiais que usam, se souberem que devem deixá-los no lugar certo. Faça uma contagem regular dos itens em estoque e registre o total para comparação no final de cada mês.
Determine a melhor época do mês para contar fisicamente o seu estoque e evitar novas compras no meio de um mês. Essa contagem vai revelar a quantidade de produtos à disposição da equipe — que deve ser treinada e conscientizada para cuidar e evitar desperdícios.
Os profissionais podem auxiliar na reposição dos equipamentos e componentes. Produza um inventário no qual fiquem listados o número de peças, o seu custo e uma breve descrição de cada item.
Você terá que refazer esse documento no mínimo a cada 6 meses, para atualizar as mudanças nos produtos que a funilaria usa e seus preços. Trate esse registro como uma oportunidade para implementar melhores métodos de economia de materiais.
Crie uma cultura de economia e inclua os seus técnicos nas metas. Caso o seu objetivo seja reduzir os gastos com materiais em 10%, ofereça aos seus colaboradores um incentivo ou benefício. O valor economizado pode ser dividido com o time, para que todos se sintam motivados a economizar — ou, então, ser utilizado para fazer um evento.
Encontre fornecedores de peças confiáveis para serem seus parceiros de negócios. Aqueles que fornecem produtos de qualidade ajudarão a sua funilaria a se manter ativa no mercado e evitarão decepções para seus clientes.
Ao utilizar peças de reposição de boa procedência, você reduz drasticamente os defeitos de aplicação e os retrabalhos no cotidiano dos funileiros. Além disso, a funilaria ganha credibilidade e se destaca dos concorrentes.
Outras funilarias que decidem economizar comprando produtos mais baratos ou kits de ferramentas de má qualidade podem perder clientes quando for efetuado um reparo. Desse modo, é preciso ir além de desligar equipamentos que não estiverem sendo usados ou apagar as luzes de locais vazios.
A redução de custos deve ser planejada para facilitar a eliminação de todos os elementos de desperdício, inclusive em relação aos métodos utilizados na funilaria para fazer os serviços. Essa diminuição não pode acontecer à custa da qualidade dos produtos ou ausência de manutenção dos equipamentos necessários para os trabalhos ofertados para o público.
Mantenha as máquinas, dispositivos e ferramentas em perfeitas condições de uso para evitar falhas, e lembre-se de que a redução de custos é um processo contínuo. Ela depende da realização de exames críticos de cada aspecto do negócio e de vários elementos de custos — por exemplo, planejamento financeiro, gerenciamento de fornecedores, monitoramento contínuo de acordos e contratos.
Alguns gestores estão preocupados que a realização de manutenções periódicas em equipamentos atrapalhe os planos para a redução de custos do negócio. No entanto, essas revisões não aumentam os gastos — ao contrário, evitam despesas com reparos urgentes, que custam mais caro porque as peças deterioradas danificam outros componentes, se não forem trocadas no tempo correto.
Procure ferramentas inovadoras e soluções tecnológicas úteis que trarão benefícios para a sua funilaria. Com elas, o estabelecimento poderá automatizar e padronizar processos — e isso ajudará muito na gestão do tempo, na geração de mais receita para o fluxo de caixa e na redução de custos que não trazem retorno. Faça pesquisas e você encontrará ótimas alternativas.
Existem softwares digitais e outros sistemas que cabem no seu bolso e podem ajudar muito na hora de fazer escolhas relacionadas ao gerenciamento de custos na funilaria. Eles vão auxiliar nos seus relacionamentos com os clientes, fornecedores e parceiros, além de serem cruciais para compreender o mercado, conhecer produtos de referência e entender várias condições.
Uma tecnologia avançada também ajuda a gerenciar a expectativa dos seus serviços e produtos, aumentar a sua qualidade e apontar fornecedores responsáveis. Ela vai ajudar a cortar gastos e aperfeiçoar as entregas, economizar tempo e aprimorar o atendimento aos clientes, bem como a organizar o estoque, gerenciar os componentes e os tributos.
Um dos melhores métodos para a redução de custos é fornecer um reparo de qualidade, no menor tempo possível, com peças originais. Você pode atingir esse objetivo e, concomitantemente, diminuir o seu inventário motivando os profissionais da funilaria e lanternagem a participar do planejamento e a entrar em um acordo sobre produtos e procedimentos padrão para o negócio.
Converse com os colaboradores sobre as suas próprias preferências de materiais — por exemplo, um pintor pode querer discos de polimento automotivo de grão 220, enquanto outro prefere a granulação 180. Como resultado, você conseguirá investir o dinheiro em materiais adequados, reduzir a quantidade de itens registrados no inventário e aumentar a produtividade dos times.
A funilaria precisa ter uma reserva de cada produto, para evitar que o tempo dos profissionais seja desperdiçado aguardando a entrega de determinado fornecedor. As reservas podem ser calculadas para serem obtidas uma vez por mês, com o auxílio dos técnicos que sabem a quantidade ideal para a execução das suas atividades.
Faça uma reunião por mês na funilaria com todos os colaboradores presentes. Explique que o objetivo desse evento mensal é produzir um trabalho de qualidade, enquanto são discutidas ideias para reduz os gastos em geral. Peça para os técnicos votarem em quais larguras de fita, adesivos, grãos de lixa, marcas de produtos e estilos de massa vão satisfazer a todos.
Ao invés de decidir sozinho pelo uso de um produto, deixe que os profissionais votem em suas preferências e contribuam com as mudanças. É provável que você seja capaz de reduzir o número de itens em inventário da sua funilaria entre 10% até 20%, conseguindo manter todos os técnicos satisfeitos.
Avalie quanto dinheiro deve estar investido no estoque. Mostre aos envolvidos que o objetivo é manter disponível apenas o estoque suficiente para assegurar que a produção nunca será interrompida.
Registre em um documento o que a funilaria deve estocar de compras durante 30 dias — por exemplo, recipientes, caixotes, baldes, latas de tinta camaleão, entre outros.
Se a sua funilaria afixar no mural as etapas necessárias para concluir cada reparo de carros batidos, garanta que todas as operações sejam executadas da mesma maneira. Com esse cuidado, independentemente de quem consertou o veículo, o cliente obterá um trabalho consistente — e você poderá ter certeza de que está fornecendo um serviço de qualidade.
Durante a reunião mensal, quando forem delineadas quais são essas etapas de cada processo em conjunto com os colaboradores, certifique-se de que todos tenham a chance de falar. Só porque a sua funilaria sempre fez algo de uma determinada maneira, não significa que seja a melhor alternativa.
Considere e aproveite a experiência dos técnicos. Pergunte a esses profissionais sobre os desafios anteriores já superados e os sucessos obtidos ao longo da sua vida profissional.
Alguns procedimentos de reparo não precisam ser escritos de modo excessivamente específico. Aponte exatamente o que deve ser executado e dê crédito aos técnicos contratados, se forem de confiança e competentes.
Os retrabalhos são a maior perda de custos de materiais e de mão de obra. Refazer atividades custa a uma funilaria muito mais do que o valor original gasto em produtos, pois engloba o tempo dos técnicos e pode atrapalhar a motivação desses profissionais.
Além disso, esses custos diretos são insignificantes, em comparação com a insatisfação dos clientes. Afinal, as pessoas não gostam de ter que trazer o carro de volta para a funilaria, em função de uma falha nos serviços ou da necessidade de retrabalhos.
Tenha em mente que um cliente insatisfeito dirá a outras pessoas que a sua funilaria fez um trabalho ruim, e não fará novas indicações para seus amigos e conhecidos.
Fale com o colaborador que cometeu o erro, para que isso não se repita. Além disso, ele precisará dar explicações aos clientes e encontrar uma forma de garantir que eles fiquem satisfeitos após demonstrarem uma decepção. Isso pode ser embaraçoso, mas é a credibilidade da funilaria que estará em jogo.
Os colaboradores de uma funilaria desempenham tarefas que envolvem o uso de equipamentos, tintas e reações eletroquímicas. Esses trabalhos podem gerar doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho, que custam muito caro para o negócio — principalmente, se alguém decidir entrar com uma reclamação trabalhista e pedir indenização.
Essa situação eleva os custos e pode levar você a fechar as portas. Portanto, forneça gratuitamente todos os equipamentos de proteção individual exigidos pelas normas regulamentadoras e proteja os trabalhadores contra riscos desnecessários.
Invista em capacetes de segurança certificados, para evitar ferimentos graves na cabeça em função da queda de objetos na funilaria. Os técnicos vão precisar de um uniforme e de luvas para proteger a pele dos produtos químicos.
A utilização de sapatos de segurança ou de botas resistentes com biqueira de aço é outra forma para impedir que itens pesados caiam e machuquem os pés dos colaboradores.
Um ferimento causado por impacto ou pela queda de líquidos inflamáveis pode ser a razão para o recebimento de atestados médicos e para atrapalhar a produção na funilaria.
Você pode diminuir custos referentes ao marketing, se promover publicações e eventos nas redes sociais da funilaria. Fazer postagens nesses canais é uma excelente maneira de manter os seus clientes envolvidos e lembrá-los de que eles podem ter um problema persistente com o seu veículo resolvido — ou precisar de um serviço automotivo.
A construção de uma presença na mídia social, que seja envolvente e rotineira, é algo altamente valioso. Com o auxílio das redes sociais, você conseguirá manter relacionamentos diários entre a sua funilaria e seus clientes.
Um bom gerenciamento de marketing nessas plataformas garantirá que, da próxima vez que precisarem de reparos, recordem-se facilmente dos seus serviços.
Caso tenha feito o planejamento para a redução de custos e descoberto que é possível expandir o seu negócio, encaixar mais trabalho ou adicionar outros serviços, busque dialogar com os gestores de empresa que complementam os seus serviços. Esses parceiros poderão promover a funilaria, indicando-a para o seu público já fidelizado, se você oferecer algum desconto.
Agora, você já sabe como reduzir custos na sua funilaria e alcançar melhores resultados no seu negócio! Observe constantemente os processos e preste atenção aos feedbacks de colaboradores e clientes, para adotar ações mais estratégicas para o seu estabelecimento. Ofereça serviços de ponta e esteja um passo à frente dos seus concorrentes.
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