Segurança em obra: saiba mais sobre EPI para pedreiro
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Existem diversos tipos de polimento automotivo, geralmente realizados em funilarias e estabelecimentos afins. Essa é uma das atividades realizadas pelos funileiros para a correção da pintura de automóveis de todas as marcas e modelos.
Polir é uma forma de corrigir a aparência visual e melhorar os aspectos da pintura. Os principais tipos de polimentos para carros são usados para iniciar e executar um processo de restauração da lataria do carro, removendo uma fina camada do verniz com o auxílio de um composto específico de corte capaz de retirar imperfeições aparentes.
Neste conteúdo, vamos falar sobre o assunto, destacar dicas de como fazer cada um desses procedimentos e quais produtos da Norton podem ser utilizados!
O polimento de corte é um processo realizado por profissionais em funilarias para a remoção de imperfeições da pintura dos veículos. Esse procedimento somente é realizado de forma adequada por meio de uma técnica que utiliza um composto apropriado e as ferramentas certas para essa finalidade. O funileiro precisa ter paciência e prestar atenção em vários detalhes para obter bons resultados.
O processo de polimento de corte remove estragos, marcas de redemoinhos e arranhões leves trazendo de volta o brilho da pintura de um veículo. Se você realizar o processo com um composto abrasivo barato, acessórios incorretos ou uma técnica ultrapassada, poderá fazer um procedimento ineficiente que será considerado ruim e trará insatisfação aos clientes.
Ao ser executado de modo errado, esse processo pode causar a diluição da tinta dos automóveis e a retirada do revestimento transparente que protege a sua pintura. O verniz que funciona como um escudo contra resíduos de árvores, excrementos de pássaros e raios do sol será destruído, o que causará ferrugens, rachaduras, oxidação, corrosão e descascamento.
O primeiro passo para realizar qualquer procedimento referente à pintura de um automóvel é fazer a sua limpeza externa. Garanta que o veículo esteja completamente limpo e seco, faça o mascaramento dos acabamentos de plástico e borracha, que são mais sensíveis ao composto de corte, com uma fita adesiva para protegê-los de danos ou resíduos.
O veículo precisa ser descontaminado quimicamente com o auxílio de xampu com cera. O uso desse produto ajuda a remover os selantes aplicados após a pintura dos veículos. O ar comprimido pode ser utilizado para auxiliar na secagem.
Os defeitos existentes e as pinturas automotivas são diferentes entre si, razão pela qual é vital realizar um teste na pintura de um carro específico. Isso vai assegurar a escolha da máquina, pastilha e de composto para a primeira etapa de corte. Inicie com um produto e uma almofada menos agressivos para diminuir ao máximo a remoção do verniz.
Caso seja necessário, você poderá mudar a técnica e fazer uso de uma combinação mais agressiva. Dependendo dos resultados obtidos durante a fase de teste, você pode continuar com a sua primeira opção ou selecionar outro sistema que seja ideal para cada situação. Há uma ampla gama de compostos e pastilhas no mercado para atender a essas demandas.
É praticamente impossível remover todos os sinais de desgaste da pintura de um automóvel sem retirar uma camada enorme de tinta. Portanto, trabalhe com segurança e remova a maioria das imperfeições, pois isso já ajudará a melhorar a aparência do carro. É possível efetuar a remoção de até 90% dos defeitos conforme a situação da pintura.
Comece a esfregar a pasta de polimento de corte para fazer uma limpeza pesada nas superfícies fortemente oxidadas e ásperas. Esse processo é ideal para acabamentos tradicionais que se degradaram na lataria do carro devido às intempéries ou sobre os quais foi formada uma espessa camada enferrujada. Antes de aplicar uma cera de vedação, use um removedor de redemoinho.
Depois de concluir o polimento de corte, utilize um pano de microfibra para limpar os resíduos do composto. O próximo passo é aplicar uma solução de limpeza de painel que pode ser à base de álcool, por exemplo, para limpar ainda mais os restos do produto. Avalie os seus resultados com uma lanterna para detectar eventuais defeitos de qualidade.
Um veículo começa a acumular pequenos danos e a parecer desgastado em virtude do surgimento de arranhões e redemoinhos na pintura após alguns períodos de exposição ambiental. Os defeitos aparecem em decorrência do desgaste pelo uso diário, falta de manutenção e lavagens realizadas periodicamente para manter o automóvel limpo.
A principal vantagem do polimento de corte é que ele remove de forma permanente os danos e o desgaste, restaurando a aparência do veículo, que fica em condição de um carro novo.
Esse procedimento está entre os tipos de polimento de veículos que protegem contra a deterioração, que é comum se surgirem manchas ou oxidação na pintura. Observe outras vantagens:
Caso um selante, cera ou revestimento sejam aplicados em uma superfície danificada, esses produtos simplesmente não funcionarão muito bem e terão o seu efeito reduzido. Fazer um polimento automotivo de corte é uma etapa fundamental antes de tentar fazer a proteção de pintura de um automóvel. O composto usado rejuvenesce a aparência de diversos modos.
Para trazer de volta a aparência de um carro novo aos automóveis arranhados ou com pintura desgastada, os funileiros precisam aplicar o composto de polimento de corte. Esse produto é um material abrasivo poderoso para suavizar as superfícies de um carro, sendo que pode ser aplicado com uma máquina elétrica ou com a mão.
O composto de fricção ou polimento de corte é uma pasta que contém substâncias abrasivas fabricadas e incluídas em sua fórmula para possibilitar a recuperação da pintura. Com esse produto, fica mais fácil remover arranhões e a tinta enferrujada para revelar a camada de tinta que está na camada abaixo.
Os carros têm três camadas de tinta: a base, que é o primer, a camada externa e a cor. Todas elas compõem a carroceria dos automóveis e, sempre que aparece um risco, os danos afetam a aparência. O líquido ou pasta é aplicada nas camadas superiores da pintura, e a utilização ocorre de várias maneiras para alcançar a renovação.
O polimento de refino é o procedimento efetuado após a remoção dos danos que ocorrem no polimento de corte. Ele remove os sinais ou marcas deixadas no processo anteriormente realizado, achata o revestimento transparente, elimina a névoa e aumenta o nível do brilho da superfície recuperada. Essa é a segunda etapa para rejuvenescer um veículo.
O procedimento deve ser feito com segurança para refinar o corte, retirando a característica bruta da etapa anterior. Após o processo inicial, o carro estará pronto para receber um polidor elaborado para o refino do polimento, pois não haverá mais marcas ou riscos em sua pintura. O refino é importante para automóveis de cores escuras.
Se você estiver iniciando o aprendizado sobre polimento de refino, indica-se a realização manual desse processo, pois a máquina pode complicar um pouco o serviço. Além disso, será preciso considerar o tipo de equipamento polidor, as almofadas, que são vendidas em vários tamanhos, formatos, padrões, além das matérias-primas e a substância.
Cada etapa de polimento requer uma análise completa sobre a maciez da tinta, o uso de composto de polimento pesado, médio ou para acabamento, o tempo médio de trabalho, a pressão e a velocidade de rotação da almofada. Alguns profissionais iniciantes começam a trabalhar com polidores de dupla ação e com almofadas mais firmes.
O polimento de refino é realizado para a retirada dos famosos hologramas, ou seja, aqueles sinais coloridos que surgem sob a luz solar. Aplique uma pequena quantidade do produto na pintura do carro do mesmo modo que realizou no primeiro estágio. Em seguida, use uma politriz para espalhar a substância em baixo giro.
Utilize uma boina de espuma apropriada para a realização de refino ou uma boina de lã macia. Preste atenção, esse processo não pode ser realizado em uma pintura que não esteja completamente limpa. É ideal que o veículo esteja com as rodas mascaradas e que o processo de polimento de corte tenha sido realizado após a lavagem completa.
É importante que o painel também esteja livre de poeira e que o carro esteja estacionado em local seguro e ao ar livre ou em ambiente coberto. Prepare a boina, coloque o líquido de polimento de refino e garanta que ele seja aplicado uniformemente, criando uma camada fina. Trabalhe em pequenas seções por vez.
Se preferir, inicie pela parte do capô e comece a trabalhar o polidor de refino na tinta, realizando movimentos circulares para polir carros com as mãos. Siga um padrão em toda a superfície. Caso esteja usando uma máquina, use velocidade baixa, efetuando até 2 ciclos sobrepostos para que a pintura fique perfeita.
Lustre a superfície esmaltada com uma toalha de microfibra para retirar qualquer resíduo do polimento de refino. Faça uma nova inspeção na pintura interna para verificar se o acabamento ficou conforme o esperado. Se não, repita o procedimento até que o carro fique em perfeitas condições. Exponha-o à luz solar para ver se os hologramas desapareceram.
O polimento de refino tem a capacidade de remover arranhões muito finos e marcas do polimento de corte da camada transparente. Ele não é utilizado para a remoção de arranhões que tenham ultrapassado a camada de base, os quais ficam visíveis geralmente em tons brancos. Esses polidores são projetados apenas para refinar a pintura, para dar um acabamento mais espelhado.
Dessa forma, a principal vantagem do polimento de refino é o acabamento aprimorado que ele oferece aos veículos. O profissional que aplica essa técnica pode utilizar compostos menos abrasivos com um nível de fricção menor, para oferecer maior eficiência ao seu público-alvo. Observe a composição dos produtos se deseja ofertar acabamentos mais brilhantes.
O processo de polimento de refino realiza a correção da pintura em um segundo estágio, diferente do primeiro que mencionamos. Se quiser corrigir arranhões no revestimento transparente, aplique a técnica do lixamento úmido, que é um pouco mais agressivo e usado para reduzir os danos severos causados ao verniz.
Você vai encontrar kits disponíveis no mercado para o polimento de refino para trabalhar com os veículos, tais como soluções de limpeza, lanternas de inspeção e panos de microfibra. Há, também, os líquidos de polimentos, fitas adesivas, boinas de microfibra ou espuma, medidor de profundidade de pintura e muitos outros itens que podem facilitar a tarefa.
Os polidores específicos para o refino são criados à base de água e oferecem alto desempenho ao serem aplicados em qualquer tipo de tinta ou verniz. O polimento de refino deve ser feito em áreas pequenas de, no máximo, 60 centímetros cada, com passadas sobrepostas e pressão moderada. Caso utilize uma máquina, precisará prender a boina nela.
O polidor de refino é levemente abrasivo. Ele é usado para finalizar processos de polimento ou para manter a proteção e o brilho das superfícies. Com a sua ação, esse produto elimina imperfeições superficiais, as quais normalmente acontecem durante o processo de lavagem devido ao uso de pincéis, esponjas ou outras práticas de limpeza.
O objetivo do polimento de acabamento é dar o toque final e melhorar ao máximo o nível de brilho. Quanto mais lisa a camada transparente da superfície ficar, mais brilhante e atrativa ficará tinta. Essa é a última etapa do polimento de veículos, e alguns profissionais aplicam uma cera não abrasiva para a criação de proteção contra os raios ultravioletas.
Na hora de fazer o polimento de acabamento, pode ser que você verifique a necessidade de realizar um retoque, aplicar uma nova camada de tinta ou verniz. Avalie a situação do automóvel para assegurar que ele seja restaurado como se estivesse recém-saído da fábrica. Algumas ferramentas leves e compostos de polimento podem resolver a maioria dos problemas.
Invista em suprimentos de qualidade, seja na repintura ou na cera que adicionará o brilho final. Nessa fase, as pequenas imperfeições serão removidas juntamente à neblina, para dar lugar a um brilho mais profundo. Utilize produtos de alta qualidade para proteger o seu trabalho e impedir que ele seja desfeito em poucos dias.
Não devem ser confundidas as ceras e os polidores de acabamento, apesar de ambos os produtos ajudarem a tinta a ficar mais brilhante. As ceras são elaboradas com produtos químicos capazes de adicionar um nível extra de brilho às pinturas. Elas não causam impactos no polimento e oferecem um acabamento perfeito após a última fase do polimento.
A aplicação de cera protege contra as sujeiras do ambiente e as poeiras da estrada. Entretanto, esses produtos não contêm abrasivos e não são úteis para alterar o verniz. Como os polidores não protegem as superfícies pintadas, é fundamental encerar o carro depois do polimento se deseja proteger o acabamento com um serviço de excelente qualidade.
Os benefícios do polimento de acabamento executado com produtos menos abrasivos para eliminar manchas leves englobam a proteção do verniz, o realce da cor da tinta e o brilho adicional da lataria. Essa fase coloca um fim em qualquer imperfeição, tendo em vista que nela são realizados alguns reparos pontuais no veículo.
Nesse estágio, o funileiro pode utilizar produtos polidores de acabamento, ceras e lustradores para a adição de um brilho excepcional às carrocerias. Alguns profissionais usam almofadas próprias, uma máquina polidora sem fio, com usabilidade ergonômica por caber nas mãos e oferecer confiabilidade em processos mais exigentes. Elas são fáceis de manusear, sem fio e sem mangueiras pneumáticas.
O polimento manual de um carro pode deixá-lo com aparência de um veículo novo se ele não estiver com a pintura muito danificada. Esse processo dispensa o uso de equipamentos elétricos com rodas rotativas acopladas e, às vezes, é realizado em casa pelos condutores. No entanto, um funileiro tem mais prática e fará o serviço com mais agilidade.
Lave o carro em uma área sombreada, faça o enxágue do veículo e espere secar naturalmente. Cubra os itens que já estiverem higienizados e utilize uma boina macia para aplicar o composto de polimento. Os carros escuros são mais sensíveis às marcas de redemoinhos, então preste atenção para evitar o seu surgimento.
Quando terminar o processo de polimento manual, lave e enxágue outra vez o carro à mão, incluindo o porta-malas, as portas e os batentes do capô. Seque-o bem e depois aplique uma camada final de cera para ajudar a esconder eventuais redemoinhos ou danos remanescentes das superfícies. Faça pressão para que o brilho apareça.
Assim que concluir a aplicação do composto, o acabamento brilhante ficará visível na área em que foi aplicado. Se precisar, enxágue a espuma ou boina com uma mangueira para impedir que ela fique sobrecarregada de produto para polimento. Tenha cuidado com os espelhos, áreas trincadas, contornos do para-choques e emblemas ou adesivos.
Os compostos e boinas mais agressivos podem ser úteis para fazer o polimento manual em automóveis de cores mais claras. Use uma boina limpa e levemente úmida para espalhar o composto de polimento. Os arranhões vão desaparecer gradativamente com a aplicação de pressão constante sobre a superfície que está sendo polida.
Não há nada mais agradável para os proprietários de veículos do que ter um carro bem polido. O polimento à máquina não serve apenas para dar brilho, mas também serve para remover as manchas da carroceria. Você pode polir os carros com um equipamento para obter mais produtividade e gerar resultados bem melhores do que com um processo manual.
Um método básico para fazer o polimento de corte é usando uma máquina de polimento. Aplique algumas pequenas gotas do produto em sua almofada e espalhe-o em uma seção de mais ou menos 50 centímetros. Em seguida, faça movimentos verticais e horizontais sobrepostos, passando a almofada de polir sobre essa área selecionada.
A pressão deve ser moderada, com uma velocidade média da máquina e o movimento lento dos braços. Execute de 3 até 4 passagens de almofada na área marcada. A técnica utilizada influenciará o resultado. Portanto, uma atuação mais rápida e agressiva tende a aumentar a capacidade de corte do equipamento, reduzindo também a qualidade do acabamento.
A regra geral é não fazer um procedimento excessivamente agressivo ou muito leve, visto que isso pode diminuir os resultados ou levar a outros problemas mais sérios, que podem, até, demandar lanternagem. Se for necessário usar uma técnica um pouco mais agressiva para o primeiro estágio de corte, na etapa final, será preciso realizar um polimento menos agressivo para complementar.
Entre as principais vantagens de utilizar uma máquina de polir carros está a rapidez que ela confere aos processos. Um funileiro que utiliza um bom equipamento para fazer o polimento consegue fazer reparos em riscos mais profundos com mais agilidade. Consequentemente, as máquinas elevam significativamente os lucros da funilaria.
O principal produto para fazer o polimento à máquina são os polidores específicos para cada estágio e o equipamento elétrico. Escolha um dispositivo que seja do tamanho ideal para o manuseio e que possibilite o uso de boinas de vários tamanhos. As polidoras rotativas são essenciais para a correção de defeitos mais profundos.
Agora você já conhece os principais tipos de polimento automotivo e sabe como fazer cada um! Utilize materiais de qualidade para que os seus clientes recebam um serviço bem feito, com maior durabilidade e aprimoramento. As ferramentas especializadas para fazer corte pesado, aplicar uma quantidade maior de fricção e calor ajudarão a sua funilaria a aumentar os rendimentos.
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