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Proprietários de veículos estão cada vez mais buscando por serviços de estética automotiva. Afinal, além de deixar o carro bonito, esses serviços preservam a lataria e valorizam o carro para uma eventual venda. Além do mais, são utilizadas técnicas que ajudam a eliminar gastos desnecessários com manutenção.
Existem, porém, várias formas de deixar um automóvel com cara de novo. Entre elas, podemos destacar o polimento e cristalização, procedimentos que estão em alta no mercado de reparação automotiva e são formas de proteger o veículo de riscos, arranhões, ferrugens, entre outras situações.
Para explicar melhor como funciona todo esse processo, convidamos Arthur Philippe Coelho Costa Miguel, promotor técnico automotivo da Saint-Gobain Abrasivos da América do Sul. Confira!
Existem diversos tipos de polimento, mas o polimento automotivo é sem dúvida o de maior visibilidade. Segundo Arthur Miguel, “polimento é o procedimento realizado sobre o verniz ou pintura para correção de imperfeições, como pequenos riscos e oxidações (manchas). Além disso, serve para realçar o brilho, deixando a superfície polida com aspecto novo.”
Essa técnica divide-se ainda em polimento técnico e polimento comercial. O primeiro consiste na realização de todas as etapas do polimento para garantir um trabalho impecável de nível técnico e profissional. Ele é indicado para quem é bem perfeccionista com relação à estética do veículo e para pessoas que desejam um bom acabamento para a pintura do carro.
Já no polimento comercial não são realizadas todas as etapas, pois é um serviço feito de forma mais rápida. Ele é indicado para quem quer uma pintura bem cuidada, mas não é tão detalhista. Esse polimento tem um ótimo custo-benefício, pois deixa o verniz liso e sem grande parte dos riscos e manchas.
Vale ressaltar que as etapas do polimento automotivo são corte, refino e lustro. Veja a seguir as principais características de cada uma delas:
Esse procedimento é relativamente novo e tem sido cada vez mais procurado pelos proprietários de automóveis. Afinal, a cristalização automotiva ajuda a fidelizar e garante a satisfação do cliente na oficina.
O polimento cristalizado consiste na aplicação de uma cera de cristalização que protege o automóvel de riscos e danos externos, aumentando a durabilidade do verniz original da pintura. “Como o nome já diz, a cristalização tende deixar a superfície polida com aspecto de cristal, com um brilho intenso e sem nenhuma marca (swirls) na superfície”, aponta o especialista da Saint-Gobain.
De acordo com Arthur Miguel, “os dois procedimentos se diferem principalmente no acabamento final, pois no polimento podemos ter uma superfície com pequenos swirls e na cristalização não, pois conseguimos uma superfície 100% lisa, com brilho e proteção superior ao polimento.” Ou seja, enquanto o polimento objetiva a correção da pintura, a cristalização tem o papel de dar brilho e proteção.
Outra diferença importante desses dois procedimentos é que no polimento utiliza-se ferramentas abrasivas e politrizes, que giram a 2.000 rotações por minuto. Esse processo costuma tirar riscos e manchas, embora retire também um pouco do verniz da pintura.
Já a cristalização utiliza produtos que não reagem quimicamente com o verniz da lataria. isso significa que a aplicação da resina não modifica a estrutura molecular, o verniz ou a tinta.
Os reparos automotivos são essenciais para a conservação do automóvel. Portanto, o polimento e a cristalização são procedimentos que visam aumentar a durabilidade e revitalizar a pintura do carro.
A escolha entre eles vai depender da situação em que o carro do cliente se encontra e do que ele está precisando. A cristalização é indicada para veículos sem muitos arranhões ou manchas, além de ser recomendada para carros com alguns anos de uso, pois ela servirá para renovar a tinta.
Agora, se a lataria está arranhada, queimada de sol, com manchas e sem brilho, o polimento é o método mais adequado, pois irá uniformizar a camada de verniz e trazer de volta o brilho para deixar seu carro mais bonito.
“Em carros de cores escuras, recomenda-se optar pelos procedimentos de cristalização, pois essa etapa irá corrigir todas as imperfeições que podem eventualmente aparecer em um processo de polimento”, afirma o promotor técnico automotivo.
Vale lembrar que esses procedimentos devem ser realizados por profissionais especializados no assunto. Isso porque, durante o serviço, é necessário maquinário específico para execução de processos, como a descontaminação de pintura e isolamento. Portanto, é indicado sempre que o funileiro automotivo se especialize para realizar o serviço.
Além disso, conforme o especialista da Saint-Gobain, “para a manutenção dos processos de polimento e cristalização, devemos sempre utilizar shampoo automotivo neutro ou com cera (detergente automotivo), além de luvas e panos de microfibra para a lavagem”.
Em resumo, o segmento de funilaria é um dos mais importantes para o sucesso de qualquer oficina. As técnicas de polimento e cristalização são fundamentais para manter a lataria dos automóveis em perfeitas condições.
Vale lembrar que, para escolher qual é a estratégia mais recomendada para o carro dos clientes da oficina, é preciso levar em conta diversos fatores, como a situação atual do veículo e qual o resultado esperado após esse procedimento.
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