A concorrência na internet é grande. Nas redes sociais, por exemplo, os perfis comerciais precisam investir em mídia paga para alcançar seu público e conquistar mais clientes. Embora o alcance orgânico seja melhor por não exigir aplicação de verba, se a mídia patrocinada for estratégica, ela compensa muito em relação ao retorno que pode trazer.

Apesar de parecer algo muito recente, a mídia paga não surgiu com o Marketing Digital. Ela tinha outro nome quando os veículos de comunicação mais consumidos ainda eram jornal, rádio e TV — até hoje somos impactados por diversos anúncios, outdoors e comerciais.

A mídia tradicional não morreu, mas se adaptou para o novo cenário digital. Hoje, os anúncios digitais são mais dinâmicos e alcançam um público muito maior, considerando o poder de propagação dos canais online. Mas é preciso saber como essa estratégia funciona para não desperdiçar recursos. Entenda mais antes de decidir se faz sentido para o seu negócio!

O que é mídia paga/mídia patrocinada?

A mídia patrocinada é uma estratégia de Marketing Digital para impulsionar uma campanha em meios digitais, com foco em um público específico. Também chamada de mídia paga, ela inclui anúncios patrocinados nas redes sociais, links patrocinados em buscadores e banners de propaganda em páginas na internet.

Todas essas mídias têm um preço para estarem ali e, com isso, o anunciante consegue aumentar sua visibilidade e chegar a mais pessoas. Além disso, diferentemente da mídia offline, em que não há como saber ao certo quantas pessoas foram impactadas, a mídia patrocinada permite analisar exatamente quais foram os resultados da ação — como em vendas online.

É possível saber quantas pessoas visualizaram, clicaram ou interagiram com um anúncio, por exemplo. Você também pode decidir por quanto tempo deseja manter a propaganda ativa e quanto está disposto a investir, visto que a quantia aplicada varia conforme a plataforma e seus objetivos de campanha.

Quais são os tipos de anúncio em mídia patrocinada?

Foram investidos mais de R$ 30 bilhões em publicidade digital em 2022 — um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. E esse mercado não para de crescer. Pequenas e grandes empresas, bem como profissionais autônomos, têm visto a mídia paga como uma ótima estratégia para ampliar seu alcance e aumentar a conversão.

Com isso, os espaços digitais para fazer mídia patrocinada também se diversificaram. Descubra a seguir quais são as principais opções para quem deseja criar campanhas nesse formato.

Motores de busca

Quem é que nunca tirou alguma dúvida ou pesquisou por algum produto ou serviço utilizando os buscadores na internet? O Google é o site mais acessado do mundo, seguido pelo YouTube. Por isso, vale muito a pena anunciar nesses espaços.

Ao anunciar em um motor de busca como o Google, o anunciante consegue posicionar seu conteúdo entre os primeiros resultados da página. E isso é relevante porque 75% das pessoas não passam da primeira página quando estão fazendo alguma pesquisa.

Redes sociais

Há quem considere as redes sociais o melhor lugar para anunciar. Essa afirmação faz sentido, uma vez que os brasileiros passam mais da metade de suas vidas conectados na internet. WhatsApp, YouTube e Instagram são as redes mais usadas, com 169, 142 e 113 milhões de usuários, respectivamente.

A vantagem de anunciar nesses canais é que, diferentes dos motores de busca, eles possibilitam conhecer melhor o público, visto que dão acesso a várias informações sobre quem interage com os anúncios e com o perfil da marca. Na prática, o anunciante tem mais recursos de monitoramento e segmentação, podendo categorizar melhor suas campanhas e atingir diretamente seu público-alvo.

A coleta de dados sobre os seus anúncios é um dos recursos mais relevantes. No Facebook e no Instagram, por exemplo, o usuário curte postagens, compartilha, comenta, segue páginas de acordo com suas preferências etc. Com isso, dá para saber quais são os interesses das pessoas, alinhando a proposta das vendas online com o que elas querem ver, contratar ou comprar.

Outras redes sociais também têm suas plataformas de anúncios, como o X (antigo) Twitter, o LinkedIn, o Pinterest e até mesmo o TikTok — que tem se tornado uma alternativa bem interessante para usuários que desejam realizar pesquisas e buscar tutoriais, seguindo a lógica do YouTube e também do Google.

Contudo, antes de sair fazendo mídia paga em todas as redes sociais, vale estudar melhor o público do seu negócio e entender quais são os canais mais utilizados por ele. Assim, você consegue investir seu dinheiro com mais assertividade e precisão, garantindo o retorno do seu investimento e bons resultados na sua campanha.

Portais

Anunciar em sites específicos também é possível, mas essa é uma estratégia que foca em um público mais seleto. Afinal, quem está ali, geralmente, já sabe o que quer ou o que procura. O funcionamento é bem simples, similar às mídias tradicionais: o anunciante contrata um espaço naquele site por um período, como um banner ou displays, que são anúncios online que combinam elementos visuais e de texto com uma mensagem de chamada para ação.

Os relatórios desse tipo de ação são demonstrados pelo Google Analytics, uma plataforma de análise de dados oferecida pelo Google e que permite que os proprietários de sites e aplicativos compreendam o comportamento dos usuários, obtenham insights sobre o desempenho de conteúdo e tomem decisões informadas com base nos dados coletados, mas a contratação pode acontecer diretamente com o dono do site, que vai se encarregar de informar os resultados ao anunciante. Trata-se de um recurso promissor, que vale a pena conhecer e tentar entender melhor como funciona.

Vale ressaltar que nem sempre uma estratégia isolada dá certo, por isso, recomenda-se que haja uma combinação de mídias pagas em vários canais para potencializar o alcance e os resultados.

Como configurar uma campanha de mídia patrocinada?

A promessa de retorno é quase certa em mídia paga. No entanto, os resultados só aparecem se a campanha for planejada com base nos objetivos ideais e configurada da maneira adequada. Confira os passos a seguir antes de iniciar sua primeira campanha de mídia patrocinada!

 

Conte com o suporte de uma agência ou profissional de Marketing Digital

Contar com o suporte de uma agência ou profissional de marketing digital para a configuração de mídia patrocinada é fundamental para maximizar os resultados e eficácia das campanhas online. Especialistas nessa área possuem conhecimento aprofundado das plataformas publicitárias, como Google Ads e redes sociais, garantindo uma configuração estratégica e alinhada aos objetivos específicos do negócio.

Invista pouco no começo

Se esse terreno é novo para o seu negócio, modere as expectativas. Lembre-se de que é importante fazer testes para saber como a modalidade funciona e se ela é mesmo a melhor opção para você. Então, comece investindo pouco. Conforme você for analisando as métricas, vendo os resultados e obtendo mais segurança, vá aumentando a verba aplicada.

Organize as campanhas por objetivo

A organização das campanhas por objetivo é fundamental para entender as métricas e usá-las de maneira estratégica. Por exemplo, se a ideia é atrair mais seguidores, esse deve ser o foco do anúncio, considerando design, apelo e público-alvo. Reconhecimento de marca, tráfego e alcance são objetivos interessantes nessa fase.

Uma campanha focada na conversão de vendas online já é diferente. Ela pode ser mais direta e agressiva, focando em objetivos claros, como aumentar a receita em determinado mês. Com isso em mente, a estratégia pode ser pensada para gerar mais cliques nos anúncios, que levem a pessoa exatamente para onde você quer que ela vá: a página de um produto, serviço ou canal de contato.

Priorize quem já chegou

Sua página no Instagram tem seguidores? Já tem gente que curtiu sua página no Facebook? Aproveite quem já chegou e faça campanhas destinadas a esse público também. Mesmo que sejam poucas pessoas no início, elas precisam saber quais serviços você oferece para que, na necessidade, saibam a quem recorrer.

Essa divulgação é um meio de mostrar que você é ativo no negócio e que pode ajudar de alguma maneira. Ela também facilita a indicação, porque seus seguidores podem compartilhar seu perfil e, de maneira orgânica, trazer mais seguidores.

É possível anunciar, inclusive, para pessoas que já foram impactadas pelo seu anúncio, ou que já clicaram nele, mas não deram sequência no processo de conversão. Isso é o que chamamos de remarketing, quando tentamos fazer com que a pessoa volte a dar atenção para o que ela já estava procurando antes.

Escolha e segmente seu público

Como é o perfil do seu cliente? Homem, mulher? Que idade? Qual profissão? Qual é o poder aquisitivo do seu público mais fiel? Essas informações vão ajudar a segmentar a campanha, ou seja, a entregar o anúncio exatamente para o tipo de pessoa que clicaria nele. Quanto mais específica for sua segmentação na mídia patrocinada, mais chances você tem de criar e rodar uma campanha assertiva e eficaz.

Como criar anúncios atraentes?

Algumas pesquisas já apontaram que vemos mais de 5 mil anúncios por dia. Diante dessa superexposição, como se diferenciar para impactar seu público?

Se você tiver recursos para isso, o ideal é contratar um profissional de mídia paga ou uma agência especializada que se encarregue dessa tarefa. Agora, se você pretende começar sozinho, é válido saber como criar anúncios com maior poder de atração, convencimento e conversão. Veja as dicas!

Use imagens e vídeos de qualidade

Seja nas redes sociais, seja em portais, você pode usar vídeos e imagens, o que naturalmente chama mais a atenção. Então, utilize materiais de alta qualidade e compatíveis com o conteúdo, pois isso dá mais credibilidade à mensagem que você deseja passar.

Escreva corretamente

Independentemente de quem é o seu público, escrever bem é indispensável. Frases sem coerência e palavras com erros de digitação, por exemplo, jogam contra qualquer empresa ou marca. Cuide sempre de revisar suas legendas, títulos, descrições e copy das imagens para incitar confiança e transpassar profissionalismo.

Faça uma call to action

Call to action é uma expressão em inglês que significa “chamar para ação”. Ou seja, é uma forma de instigar e incentivar a pessoa a fazer o que você deseja que ela faça. Geralmente apresentado como um botão, link ou frase, o CTA tem o objetivo de incentivar os usuários a realizar uma ação específica, como clicar em um link, fazer uma compra, preencher um formulário ou baixar um material.

Essa chamada pode ser para entrar em contato ou pedir um orçamento, por exemplo.

Como fazer o monitoramento e otimização?

As métricas de uma campanha de vendas online englobam alcance, engajamento e seguidores, por exemplo. Nas redes sociais, principalmente, quanto melhores forem os resultados nesse sentido, mais o algoritmo vai favorecer o seu conteúdo e entregá-lo aos seus seguidores.

O ideal é que você faça um acompanhando diário nos primeiros dias da campanha, para conferir se está tudo certo e realizar os ajustes necessários a tempo. Depois, crie uma rotina de analisar as métricas semanalmente, a cada quinze dias, todos os meses… Assim, é possível visualizar melhor a evolução dos seus esforços e otimizar o que for necessário nas suas próximas campanhas.

O ambiente digital pode parecer complexo para quem nunca investiu em mídia patrocinada, mas é importante que você e seu negócio estejam presentes e sejam vistos. A mídia paga possibilita isso e traz resultados relevantes para quem traça uma estratégia bem planejada e organizada e, claro, que se atualiza constantemente sobre as novidades.

Se você gostou das dicas e quer receber mais conteúdos como este em primeira mão no seu e-mail, principalmente para ficar por dentro das tendências e melhores práticas, assine nossa newsletter — é gratuita!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

5 estratégias de marketing para oficinas para aplicar já

agosto 25, 2021
Close