O enceramento automotivo é uma ótima ideia quando se trata em dar uma renovada na pintura, certo? Afinal, os clientes gostam de andar com o carro sempre limpo e apresentável. Mas, pouca gente se atenta aos cuidados de como evitar os desgastes na tinta.

Isso acontece porque a maioria das pessoas acabam não conhecendo os benefícios da cera e da importância de encerar o carro corretamente. E, mesmo que tendo muita experiência no assunto, às vezes ainda é complicado explicar as vantagens do enceramento automotivo.

Por isso, resolvemos fazer esse guia contando sobre os procedimentos e resultados de encerar o carro com capricho e sempre que possível. Acompanhe e boa leitura!

O que é enceramento automotivo?

Os principais motivos de ocorrerem desgastes na pintura são: exposição ao sol, água, poeira e barro. O enceramento automotivo funciona como uma proteção à pintura e ao verniz. Diferente do polimento automotivo, em que objetivo é restaurar a pintura e eliminar pequenos riscos e arranhões, a cera tem um papel mais preventivo.

A cera é ideal para dar brilho e preservar a superfície da pintura do carro. Portanto, é importante esclarecer que, para quem deseja remover manchas ou restaurar o queimado de sol com enceramento, não será possível resolver apenas com a cera. Neste caso, será necessário realizar um polimento ou vitrificação, por exemplo.

Quais os benefícios de investir no enceramento automotivo?

O carro encerado é muito mais bonito, não é mesmo? Esse cuidado com a pintura é recomendado para carros novos ou seminovos, mas principalmente aqueles que ainda não estão com muitas manchas e arranhões. Por se tratar de um procedimento preventivo, o ideal é explicar ao cliente que deve realizar o enceramento antes que a pintura do carro apresente essas características, fazendo com que a cera seja uma proteção extra para evitá-las.

Mas, para além de simplesmente deixar o carro mais bonito, o enceramento automotivo tem uma série de vantagens, olha só.

Manter o brilho

Todo proprietário deseja manter o aspecto de carro novo pelo tempo que for possível, não é verdade? O carro encerado fica brilhando, mas, é necessário estar alerta: se a pintura fica sempre exposta ao sol e à umidade, mais cedo ou mais tarde acabará manchando.

Proteger pintura e verniz

O ideal é fazer o enceramento automotivo ao menos uma vez no mês. A cera também garante um mínimo de impermeabilidade, então, é uma grande vantagem para carros que não ficam em vagas cobertas.

Facilitar a limpeza

Além de recuperar o brilho da pintura, a cera automotiva deixa a superfície bem lisinha, o que facilita muito a vida de quem vai limpá-la. Fica muito mais fácil remover manchas de água, sujeira de passarinho, seiva das árvores e poeira.

Como o enceramento automotivo funciona?

O enceramento automotivo funciona assim: a cera cria uma película protetora na lataria do carro. Então, quase todo tipo de sujeira que grudaria no verniz, na verdade, acaba aderindo a essa película. Isso facilita muito na hora de limpar e também preserva o brilho original da pintura, deixando o verniz intacto.

O profissional que realizará o procedimento precisa avaliar se apenas o enceramento será suficiente para os resultados esperados pelo cliente. Por exemplo, se a pintura está com o verniz comprometido, é necessário alinhar a expectativa já que o proprietário deseja que o aspecto brilhante retorne. O ideal, é analisar o estado do veículo para sugerir o tratamento adequado.

Atingir o resultado esperado pelo cliente somente com o enceramento seria praticamente impossível sem a utilização de técnicas e produtos específicos para polimento automotivo, concorda? No entanto, os resultados do enceramento são expressivos para qualquer tipo de pintura que esteja em boas condições. Como mencionamos, ele proporciona:

  • recuperação do brilho;
  • lataria limpa e brilhante por mais tempo;
  • capacidade de repelir a umidade;
  • proteção moderada contra o sol e pequenos riscos.

Como fazer o enceramento automotivo? Confira as etapas

A primeira coisa que você deve ter aprendido sobre como passar cera no carro é que o veículo deve estar bem limpinho, certo? Uma ducha é o suficiente para remover as impurezas e limpar os grãos que podem ficar impregnados na lataria, considerando que o interior já se encontra higienizado.

Depois, a descontaminação da pintura é feita com uma pasta abrasiva – em movimentos orientados (vertical e horizontal) – e lubrificante, que deixam a superfície adequada para receber o enceramento. A politriz rotativa deve ser usada em baixa rotação para não correr o risco de remover o verniz.

Tudo isso é necessário para que a cera seja espalhada uniformemente, mas antes, precisamos falar sobre sua aplicação na lataria do carro.

Dicas de como passar cera 

O produto deve ser aplicado com uma espuma em pequenas áreas, o que favorece a finalização com a politriz rotativa. Outro motivo para fazer o enceramento automotivo por partes (capô, laterais, teto, traseira…) é poder se dedicar a cada item com capricho.

Lembrando que a cera não pode ser aplicada nos frisos, vidros e emblemas do carro, que devem ser protegidos com fita. Depois de encerado, não se deve lavar o veículo com detergente ou sabão em pó, pois esses produtos removem a película protetora da cera.

Vitrificação, cristalização, polimento e enceramento automotivo são técnicas utilizadas para proteger e dar brilho na pintura. Após a realização deles, somente a cera pode ser aplicada após o carro ter passado por um destes procedimentos.

E aqui vão mais dicas importantes: passe a cera em um local abrigado do sol. Tenha muito cuidado com produtos líquidos, pois se não forem finalizados rapidamente, mancham o carro tornando o serviço complicado de reparar e gerando retrabalho.

Além disso, leia as orientações do fabricante e conte sempre com um fornecedor de produtos de qualidade, como lixas, pasta descontaminante, estopa, pano de microfibra e, é claro, a cera automotiva.

Lembre-se de lavar as espumas com água e sabão neutro para remover o excesso de cera e prolongar a vida útil do equipamento.

Carro encerado é outra história, fica nítido que o automóvel está bem cuidado. E, como você bem reparou, os benefícios do enceramento automotivo vão além de uma simples questão estética. Trata-se de uma proteção básica para manter a pintura brilhando e evitar maiores desgastes à lataria.

Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de assuntos interessantes e com informações úteis para sua jornada profissional. Até a próxima!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Desperdício na construção civil: causas e impactos

outubro 20, 2022
Close