Saiba como acabar com goteira na laje de uma vez por todas!
Goteiras na laje são um problema sério! Veja como solucionar esse problema e garantir a proteção na obra!
Trabalhar com funilaria e pintura é assunto sério! Por isso, profissional de responsa não pode ter dúvidas na hora do reparo. Escolher entre uma lixa a seco ou d’água é muito importante para garantir um acabamento impecável nos serviços automotivos.
Além disso, entender quais são os tipos de lixa também é fundamental para atingir o objetivo desejado. Muitas vezes, até mesmo os profissionais mais experientes ficam em dúvida. Afinal, são muitos os detalhes sobre cada modelo.
Por isso, preparamos este post para te ajudar a descobrir quando usar lixa d’água, para que serve a lixa a seco e quais lixas usar em cada situação! Quer ficar por dentro dessas informações? É só continuar a leitura!
Quando olhamos mais de perto quais são os tipos de lixa, logo percebemos que algumas delas são muito melhores em certas superfícies — enquanto outros modelos podem até mesmo causar danos quando mal utilizados.
As lixas a seco se dividem em grupos diferentes, de acordo com os materiais em que elas serão usadas.
As lixas com grãos maiores são indicadas para o nivelamento das superfícies mais pesadas nos automóveis — para aqueles trabalhos de recuperação da peça. Já quando o assunto é aquele acabamento perfeito, as lixas de grãos finos são ideais!
Agora, se é necessário remover rebarbas dos objetos lixados e, ao mesmo tempo, limpar o pó ou resíduos gerados por esse trabalho, é mais indicado usar a lixa d’água. Utilizada principalmente em acabamentos finos, naquele martelinho de ouro, ela é aplicada úmida.
As lixas a seco podem ser usadas em uma grande variedade de itens automotivos, de acordo com a sua composição e granulação. A seguir, entenderemos melhor quando devemos — ou não! — usar esse tipo de lixa.
Como as lixas a seco são bem versáteis, listamos aqui suas principais indicações de uso:
Quanto às situações em que você deve evitar a lixa a seco, a orientação é bem simples. Basta evitar aplicá-las em superfícies muito desgastadas ou delicadas.
Quando você está em ação, logo dá para perceber que há muitas vantagens em trabalhar com a lixa a seco. Ao mesmo tempo, porém, existe um fator que pode desanimar. Veja quais são eles.
A seguir, destacamos quais são os prós de usar esse material:
De modo geral, não há nenhum contra no uso da lixa a seco, desde que ela seja aplicada nas situações adequadas, como acabamos de ver. Então, o único aspecto negativo que podemos apontar é o preço mais alto das lixas a seco em comparação com as lixas d’água, devido a toda a construção e tecnologia para desenvolvimento da lixa a seco.
Outro ponto importante a ser considerado é que ela não é indicada para trabalhos que exigem mais delicadeza na aplicação.
Além dos casos que já citamos, as lixas d’água também podem ser aplicadas em algumas situações no ramo automotivo. Confira.
São duas as circunstâncias indicadas para o uso da lixa d’água:
Agora, veja quando evitar esse tipo de material:
Assim como acontece com a lixa a seco, a lixa d’água também apresenta alguns prós e contras que merecem atenção.
Estes são os prós de trabalhar com a lixa d’água:
Por outro lado, estes são os contras:
Tanto as lixas d’água quanto os modelos a seco podem ser utilizados para trabalhos em automóveis. Não importa se é lixa a seco ou d’água, sempre existe uma adequada para cada etapa do trabalho com automotivos.
Para ficar ainda mais esclarecedor, preparamos um resumo sobre as lixas para você entender as principais características e vantagens para quem trabalha com automóveis:
Agora que você já sabe como escolher entre lixa a seco ou d’água de acordo com cada situação, vale a pena esclarecer outra dúvida comum para quem trabalha com funilaria e pintura — afinal, qual a maneira certa de lixar um carro para pintar? Para isso, preparamos algumas dicas imperdíveis. Confira!
Para começar, escolha as lixas de acordo com a condição do serviço a ser executado. É importante observar não só o tipo de lixa, mas também sua granulação. Além disso, lembre-se de providenciar os materiais apropriados como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), incluindo máscara e óculos de proteção, e sabão adequado para lavar o carro antes de iniciar o processo de lixamento.
Com a superfície do carro já limpa, iniciamos o lixamento, podendo realizar movimentos orientados e circulares. Esse é um trabalho que requer paciência para conseguir um acabamento perfeito, eliminando todos os riscos e irregularidades da superfície. É uma questão de lixar com a técnica correta, e não de tentar resolver a situação aplicando muita força.
Conforme for avançando na superfície, avalie as áreas que já foram lixadas para ter certeza de que o resultado está uniforme. E não se esqueça de substituir a lixa quando os grãos ficarem desgastados.
Você saberá que acabou o processo de lixamento quando toda a superfície trabalhada ficar uniforme e lisa, após lixamento feito com lixas de grãos mais finos voltados para acabamento. Por fim, é só enxaguar o carro para remover a poeira e deixar a superfície secar antes de prosseguir com a etapa de pintura automotiva.
Gostou de conhecer os tipos de lixa e descobrir quando usar lixa a seco ou d’água adequadamente? Isso é fundamental para que você execute um trabalho de primeira e garanta a satisfação dos seus clientes. Então, sempre busque se informar muito bem sobre os materiais que você usa na sua profissão.
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