Empatia, diferencial competitivo e fidelização: hoje, falaremos sobre a presença feminina no mercado automotivo. Esse é um tema cada vez mais importante para a configuração do mercado, pois evidencia os vários benefícios da diversidade em nosso setor.

Para que não fiquem dúvidas sobre o tema, reunimos todas as curiosidades relacionadas ao assunto. Para isso, contaremos com a ajuda de uma profissional de destaque: Ebony Delgado Sosnovski, Promotora Técnica Automotiva aqui na Norton Abrasivos. Então, não perca a oportunidade de aprimorar a sua gestão e acompanhe!

Qual a importância da presença feminina no mercado automotivo?

Como todos sabemos, o setor automotivo sempre foi um nicho culturalmente masculino. No entanto, o tempo passou e a sociedade se modernizou. Agora, como observa Ebony, as “fabricantes do segmento entendem que, para alguns processos, o perfil feminino tem vantagens”.

Inclusive, destaca o aumento da “presença feminina na reparação automotiva”. Essa maior visibilidade resultou em efeitos fantásticos para a indústria e a sociedade. Hoje, mulheres ocupam cargos em todas as etapas da hierarquia, operando com reparos, pintura, engenharia, pesquisa, desenvolvimento, gestão e diretoria.

Segundo Ebony, as mulheres, ao enxergarem o protagonismo feminino em um mercado tão tradicionalmente masculino, se sentem encorajadas a buscar oportunidades por meio da profissionalização e de empreendimentos, consequentemente ampliando a visibilidade e quebrando as barreiras desse mercado.

Como a presença feminina contribui para a indústria, as empresas e a sociedade?

No fim das contas, a presença feminina no mercado automotivo não é importante apenas por trazer maior atenção aos detalhes, transparência e cordialidade ao setor. Mas, principalmente por abrir portas a um enorme pool de talentos que até então não se sentiam confortáveis com a ideia de embarcar em um setor inexplorado.

Como se pode observar em todas as empresas, as mulheres trazem observação e diplomacia estratégica, que são virtudes fundamentais para gerenciar projetos, liderar equipes, solucionar conflitos, supervisionar grupos, identificar talentos e tomar decisões críticas de engenharia, governança e gestão.

Da base ao topo da estrutura do negócio, a presença feminina transforma as interações, atingindo resultados com muita visão estratégica, prática, com transparência e cordialidade. Isso vale tanto para a mulher que trabalha com funilaria, que, por além do amplo conhecimento técnico, também é didática e empática, fideliza seus clientes, quanto para a CEO, que toma decisões estratégicas para a sustentabilidade de longo prazo.

Por fim, e talvez mais importante, há o fator social. Representatividade é uma ferramenta poderosa na transformação social. Segundo Ebony, o aumento da presença feminina no mercado automotivo não se dá apenas pelo aumento das oportunidades dadas pelas empresas, mas principalmente pelo empoderamento feminino.

A mentalidade de que mulheres podem estar e fazer o que quiserem, onde quiserem, é uma reflexão cada vez mais presente no comportamento das jovens, que chegam ao mercado e não se intimidam com os diferentes setores, riscos, cenários, ambientes e oportunidades.

Mas, é claro que, uma cultura organizacional que incentiva este tipo de atitude, fomentando a diversidade entre seus colaboradores, participa de maneira mais ativa nessa transformação social tão necessária do mercado.

Como é a atuação feminina no mercado automotivo?

mulheres no mercado automotivoComo já destacamos, as mulheres estão bem distribuídas em todos os campos da indústria. Ainda assim, Ebony lista alguns exemplos caricatos de como essa presença pode ser vantajosa às empresas. Um exemplo de protagonismo crescente no mercado é em posições de planejamento, execução e diretoria, gerenciando novos projetos, departamentos, recrutamentos e por aí adiante.

O preconceito ainda existe?

Aqui, Ebony é categórica: “sim, mas está diminuindo”. Para ela, isso ocorre pela presença cada vez maior das mulheres no mercado devido a todos os motivos que listamos antes, como o encorajamento para acessar o setor, o aumento de oportunidades e o estímulo à diversidade.

Bem humorada, Ebony pondera que o preconceito pode ocorrer porque “tudo que é diferente assusta”, como a crescente presença feminina no mercado. No entanto, “com conhecimento técnico e sabedoria, estamos conseguindo virar o jogo”.

Sobre o panorama salarial, Ebony comenta que ainda existem iniquidades, mas o setor está mudando para melhor. Logo em seguida, destaca que nas grandes empresas o cenário já é positivo, pois essas companhias enxergam e remuneram seus profissionais pela competência e não pelo sexo biológico.

Quais os desafios enfrentados pela mulher no setor automotivo?

Um dos principais focos de discussão sobre a vida profissional feminina é conciliar a atuação no mercado com a maternidade. Aqui, Ebony destaca a importância do amparo das empresas para a retenção das profissionais. Sem suporte, muitas mulheres precisam abandonar seus postos para lidar com a maternidade.

Quando as empresas oferecem esse amparo, elas não apenas retêm esse talento na equipe, como também elevam sua produtividade. Afinal, a profissional pode desempenhar suas funções com foco e tranquilidade, sabendo que seus pequenos estão bem cuidados enquanto ela está se concentrando no trabalho.

Como a Norton interpreta a demanda por mulheres no mercado?

Com visão e respeito à diversidade, mas, muito além do aspecto ético e moral da inclusão das mulheres no setor, também há um aspecto de mercado. Todos os dias, milhares de mulheres compram carros no Brasil. O público feminino é gigantesco, com milhões de condutoras em todo o país.

Atualmente, apesar de todos os avanços e do aumento de mulheres no segmento, o mercado automotivo, sobretudo no nicho de reparos, ainda é predominantemente masculino, com a maioria das oficinas sendo abertas, gerenciadas e operadas por homens.

Percebendo este grande gargalo existente na área automotiva, com a falta de profissionais mulheres, a Norton se uniu com outras empresas do ramo para desenvolver o Mulheres Na Cor, projeto de capacitação técnica criado para mulheres em situação de vulnerabilidade.

mulheres na cor

O objetivo da Norton com o projeto não é só capacitar mulheres, mas sim incluí-las no mercado de trabalho, promovendo mais diversidade no meio e dando oportunidade para pessoas que, muitas vezes, não tiveram condições. 

O piloto do Mulheres na Cor durou 3 meses e capacitou 14 mulheres. Durante esse período, todas elas receberam um subsídio para que não tivessem preocupações financeiras enquanto desenvolviam o aprendizado.

Cada vez mais, crescem as oportunidades para mulheres que queiram operar no segmento, sobretudo para conquistar a fidelidade e a confiança de clientes femininas que buscam um porto seguro e demais consumidores que queiram um trabalho feito com detalhismo e excelência.

A Norton já é uma agente de transformação desse setor, com um longo histórico de inovação e criação de tendências do mercado. Com um recrutamento que prioriza competência acima de qualquer outra coisa, contamos com um quadro de funcionários em que a presença feminina não é algo raro, mas a normalidade. Foi assim que alcançamos o reconhecimento mundial com os nossos produtos.

Com um forte foco em Pesquisa & Desenvolvimento, nossa marca figura entre os 100 maiores conglomerados industriais. Por isso, não há espaço para preconceito ou ideias desajustadas. O nosso objetivo é a excelência, e a presença feminina é parte fundamental para atingir esse resultado.

Agora que você está por dentro da importância da presença feminina no mercado automotivo, aproveite para receber mais conteúdos relevantes em seu e-mail, sejam eles técnicos ou sobre o mercado. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Fitas adesivas: conheça os principais tipos e aplicações!

abril 1, 2022
Close